skip to Main Content

2010-2020: Outgoing | Materialidades da Literatura

2010-2020: Outgoing | Materialidades Da Literatura

Publicado em: 2010-2020: Outgoing | Materialidades da Literatura

Sandro Botticelli, Vénus e as Três Graças presenteando uma jovem (c.1483-1485). Fresco (transferido para tela), 211 x 283 cm. Museu do Louvre, Paris.

Se a atração de investigadores internacionais de diversas áreas disciplinares é um indicador de internacionalização e inovação do Doutoramento em Materialidades da Literatura (2010-2020: Incoming), a mobilidade dos nossos estudantes em direção a outras instituições e centros de investigação em áreas diferentes das de origem constitui um marcador correlato de internacionalização e interdisciplinarização. No primeiro caso, a abertura local de uma prática de investigação sem equivalente noutros contextos institucionais funciona como atrator para projetos afins. No segundo, é a lógica interna de desenvolvimento da nova área que se configura segundo um princípio propulsor cujo objetivo é propiciar e multiplicar as intersecções. Os períodos de mobilidade (geralmente com a duração de 1 a 6 meses) têm sido planeados não tanto para acesso a arquivos, bibliotecas ou outros centros documentais (a forma tradicional de mobilidade em Humanidades), mas sim para aumentar a exposição dos doutorandos ao trabalho concreto de investigação noutros contextos institucionais e disciplinares.

Assim, além do diálogo que podem estabelecer com investigadores séniores cujo trabalho é diretamente relevante para os respetivos tópicos de investigação, os estudantes podem integrar-se, ainda que brevemente, noutros grupos de investigação e tomar contacto com diferentes práticas. Adicionalmente, devemos sublinhar a importância formativa de todas as outras saídas curtas para apresentação de trabalho em curso em encontros científicos nacionais e internacionais, que envolveram, na última década, cerca de duas dezenas de associações científicas e meia centena de instituições em 21 países (Portugal, Espanha, França, Itália, Croácia, Reino Unido, Irlanda, Bélgica, Holanda, Alemanha, República Checa, Finlândia, Noruega, Suécia, Estados Unidos da América, Canadá, Cuba, Brasil, Colômbia, Chile, Gana).

Estas trocas fora de portas intensificaram-se à medida que o Programa cresceu e se consolidou, constituindo hoje uma componente da formação de todos os investigadores. Recorrendo (1) a verbas complementares com que a FCT financiou o Programa entre 2013 e 2017, (2) a subsídios da FCT para viagens e estadas no estrangeiro quando se trata de bolsas mistas, (3) a verbas do Centro de Literatura Portuguesa destinadas a apoiar as missões dos investigadores, (4) a verbas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra destinadas a bolseiros FCT  e, por fim, (5) a verbas do Programa ERASMUS+ para intercâmbios de pós-graduação, foi possível financiar cerca de duas dezenas de estadas de investigação (incluindo a participação em escolas de verão internacionais) e várias dezenas de participações em conferências e congressos nacionais e internacionais.

A grande produtividade dos jovens investigadores no que se refere a comunicações apresentadas e artigos publicados, em particular dos bolseiros do Programa, testemunha o sucesso desta estratégia. O mesmo se pode dizer das redes de relações e de contactos estabelecidos, que resultaram na participação de investigadores do DML em projetos internacionais de edição, organização, curadoria, publicação, concursos a bolsas de pós-doutoramento e outras candidaturas para financiamento de projetos (por exemplo, através da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Fundação D. Luís I, Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa, etc., ou através de projetos europeus como as Ações Marie Skłodowska-Curie). Apresentar comunicações, publicar artigos e conceber projetos constituem formas de socialização no sistema científico e tecnológico nacional e internacional, isto é, parte essencial da aprendizagem progressiva dos protocolos de produção de ciência.

A formação dos investigadores não está completa se, ao longo do seu programa doutoral, não adquirem a capacidade de participar num diálogo global entre pares com quantos se dedicam a um domínio de estudo e de investigação. Ser capaz de sair da sua instituição, do seu campo, da sua prática e do seu problema, ainda que por breves períodos, é um modo de voltar a eles com um olhar exterior e uma consciência crítica gerada por um conhecimento mais amplo de possibilidades, perspetivas e metodologias. É perceber melhor que a investigação científica é um processo cultural coletivo e que a qualidade do que fazemos depende da intensidade do diálogo que estabelecemos com essa produção coletiva, e não apenas das nossas ideias e modelos locais.

Por isso, “sair daqui” deve ser também “sair de nós”, um outro modo de ir ao encontro do estado da arte de teorias e métodos, encontrando a bibliografia não sob a forma de um artigo numa base de dados ou de um livro na estante de uma biblioteca, mas sob a forma de um conjunto de práticas concretas de organização e comunicação, de crítica e validação, em contextos institucionais, sociais e geográficos particulares. É ganhar mais consciência da investigação como um processo situado cujo campo de ação só conseguimos definir dentro de certos parâmetros, mas cuja parametrização passamos a conhecer melhor nesse movimento de dentro para fora.

A listagem seguinte constitui apenas uma amostra dos fluxos de deslocação institucional, disciplinar e geográfica postos em marcha ao longo da última década. A multiplicidade concetual das trajetórias indicia a produtividade transformadora dos cruzamentos em curso entre estudos literários e diversas outras áreas disciplinares (design; tipografia; estudos do livro; humanidades digitais; estudos fílmicos; estudos culturais; estudos de literacia e educação; filosofia; estudos performativos e teatrais; estudos do som e da voz; etc.). A serendipidade concetual do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura expressa-se numa rede aberta de intesecções de temas, abordagens, pessoas e lugares.

  1. Daniela Côrtes Maduro: Participação na conferência “Hold the light” – Electronic Literature Organization Conference 2014, University of Wisconsin-Milwaukee (UWM), Wisconsin, EUA (18-21 de junho de 2014, financiamento CLP/FCT). Projeto de pós-doutoramento “Shapeshifting Texts: Keeping Track of Electronic Literature” (Universidade de Bremen, 2015-2017), com estadas de investigação na Universidade de Illinois, sob orientação do Prof. Joseph Tabbi, na Universidade de Bergen, sob orientação do Prof. Scott Rettberg, na Universidade de Kingston, sob orientação da Profª María Mencía, e na Universidade do Estado de Washington-Vancouver, Electronic Literature Lab, sob orientação da Profª Dene Grigar (financiamento EU/Marie Curie Fellowship). Notícias MATLIT: 17/06/2014. 28/04/2015. 03/04/2018.
  2. Samuel Teixeira: Participação na conferência “P3 – Print, Produce, Publish”, The College Book Art Association Conference, University of Utah, Salt Lake City, USA (2-4 janeiro de 2014, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 15/01/2014. 02/03/2015.
  3. Matheus de Brito: Doutoramento em cotutela com a Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, Instituto de Estudos da Linguagem (Programa de Pós-graduação em Teoria e História Literária), Brasil (2014-2015). Notícias MATLIT: 11/01/2017.
  4. Ana Paula Dantas: investigação bibliográfica na University of Puerto Rico, San Juan (janeiro 2017), University of Illinois Urbana-Champaign (dezembro 2018) e University of Nevada, Las Vegas (janeiro 2018).
  5. Élia Ramalho: investigação na Fundação Júlio Pomar (2017-2018).
  6. Manaíra Aires Athayde: investigação no Espólio de Ruy Belo (2014-2015). Participação no I Colóquio Internacional de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil (18-20 de abril 2016, financiamento CLP/FCT). Estada na Universidade de Salamanca, Departamento de Filología Moderna, Área de Filología Gallega y Portuguesa, sob orientação do Prof. Pedro Serra (lecionação no Grado en Estudios Portugueses y Brasileños) (fevereiro a julho de 2016 e fevereiro a julho de 2017). Notícias MATLIT: 26/04/2016. 09/09/2017. 22/12/2018.
  7. Tiago Schwäbl: Participação na 6.ª Conferência da Irish Sound, Science, and Technology Association (ISSTA) “Temporary Autonomous Zones”, Digital Media and Arts Research Centre (DMARC), Universidade de Limerick, Irlanda (7-9 de setembro de 2016, financaimento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 10/10/2016.
  8. Catarina Figueiredo Cardoso: Participação na conferência “Resurrecting the Book”, Biblioteca de Birmingham, Reino Unido (15-17 de novembro de 2013). Notícias MATLIT: 14/11/2013.
  9. Ana Marques da Silva: Participação no congresso Internacional “Cognitive Futures in the Humanities 2016”, Universidade de Helsínquia, Finlândia (13-15 de junho de 2016). Notícias MATLIT: 05/07/2016.
  10. Caio Di Palma: Estada de investigação na Universidade de Santiago de Compostela, Cátedra José Ángel Valente de Poesía e Estética, sob orientação do Prof. Claudio Rodriguez Fer (outubro a dezembro de 2016, financiamento FCT). Participação no o Colóquio Internacional “(E)migrations, Transfers, Exiles: Crossbreedings and Dynamics of the City”, Universidade de Masaryk, Brno, República Checa (16-19 de abril de 2015, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 21/04/2015.
  11. Diogo Marques: Estada de investigação sobre o futurismo italiano e palestras em universidades italianas (2016): Università Degli Studi di Milano (Vincenzo Russo), Università La Sapienza Roma (Simone Celani), Università degli Studi Internazionali de Roma (Mariagrazia Russo), março a maio de 2016 (financiamento FCT). Participação no 1º Congresso Internacional Polítiques de la Interfície, Barcelona (27-29 de abril de 2016, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 10/09/2015. 11-05-2016.
  12. Nuno Miguel Neves: Participação na 6.ª Conferência da Irish Sound, Science, and Technology Association (ISSTA), Digital Music Arts Research Centre (DMARC), Universidade de Limerick, Irlanda (7-9 de setembro de 2016, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 10/10/2016.
  13. Sandra Bettencourt: Participação na Digital Material International Conference, National University of Ireland, Galway (21-22 maio de 2015, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 28/05/2015.
  14. Ana Sabino: Participação na ELO 2017: “Affiliations, Communities, Translations”, Universidade Fernando Pessoa, Porto. (18-22 de julho de 2017, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 18/07/2017.
  15. Ana Rita Sousa: Estada de investigação na Universidade de Los Andes, Bogotá, Faculdade de Artes e Humanidades, Departamento de Humanidades e Literatura, sob orientação do Prof. Jerónimo Pizarro (julho 2016, financiamento FCT). Participação no congresso “La Literatura Latinoamericana: Escrituras Locales en Contextos Globales”, Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana, Universidade Friedrich Schiller, Jena, Alemanha (19-22 julho de 2016, financiamento CLP/FCT). Participação na 65th annual conference of the Southeastern Council of Latin American Studies (SECOLAS), Universidade de Vanderbilt, Centro de Estudos Latino-Americanos, Nashville, Tennessee, USA (8-11 de março de 2018, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 18/03/2018.
  16. Bruno Ministro: Participação na Digital Humanities at Oxford Summer School, escola de verão coordenada por James Cummings e Pip Willcox, Universidade de Oxford, Reino Unido. Organização: Oxford e-Research Centre, IT Services, The Oxford Research Centre in the Humanities (TORCH), the Oxford Internet Institute, and Oxford’s Bodleian Libraries (4-8 de julho de 2016, financiamento CLP/FCT). Participação em “The End(s) of Electronic Literature”Electronic Literature Organization Conference 2015 (ELO), Universidade de Bergen, Noruega (4-7 de agosto 2015). Notícias MATLIT: 10/09/201517/10/2016.
  17. Bruno Fontes: Participação na 4th Annual meeting of the European Beat Studies Network (EBSN), Université Libre de Bruxelles, Bélgica (28-31 de outubro de 2015). Participação na Conferência “From Text to Screen and Back to Text. Film and Literature, the Portuguese Context”, 8th UK Portuguese Film Festival, King’s College, Londres (13-14 de novembro de 2017, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 27/09/2016.
  18. Rita Catania Marrone: Investigação na Biblioteca Particular Fernando Pessoa, Casa Fernando Pessoa, Lisboa (2016-2017). Notícias MATLIT: 10/11/2016.
  19. Ernest Bowes: estada na Universidade de Salamanca, Departamento de Filología Moderna, Área de Filología Gallega y Portuguesa, sob orientação do Prof. Pedro Serra (primavera de 2016, financiamento CAPES).
  20. Júlia Zuza: Participação na “The Child and the Book Conference: Beyond the canon (of children’s literature)“, Croatian Association of Researchers in Children’s Literature, Universidade de Zadar, Croácia (8-10 de maio de 2019, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 10/08/2019.
  21. Priscila Moreira: Summer School, Patrimonio y Humanidades Digitales, Instituto de Estudios Medievales y Renacentistas (IEMYR), Universidad de Salamanca, Espanha (24-26 de julho de 2015, financiamento CLP/FCT). Investigação bibliográfica na Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro (2016). Participação no Encontro “In concert: Literature and the other Arts” South Atlantic Modern Languages Association (SAMLA), Durham, North Carolina (13-15 de novembro de 2015, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 24/11/2015.
  22. Carolina Martins: Estada na Universidade de Bournemouth, Faculdade de Média e Comunicação, sob orientação do Prof. Sam Goodman (janeiro a julho de 2019, financiamento FCT). Participação na CONFIA 2016 – Conferência Internacional em Ilustração e Animação, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos. Notícias MATLIT: 01/09/2016. 10/10/2017. 23/11/2019.
  23. Giorgia Casara: Visiting Graduate Researcher, Department of Information Studies, UCLA, Estados Unidos, sob orientação da Profª Johanna Drucker (setembro de 2018 a  março de 2019, financiamento FCT). Notícias MATLIT: 14/03/2018.
  24. Ian Ezerin: Visiting Graduate Researcher, John F. Kennedy Institute for North-American Studies at Freie Universität Berlin, Alemanha (abril-junho de 2018); Visiting Graduate Researcher, Manhattan Research Library Initiative (MaRLI) at New York Public Library, The Elmer Holmes Bobst Library (NYU) and Butler Library (Columbia University), 2019-2020. Notícias MATLIT: 27/11/2017.
  25. Tiago Santos: Participação no 9º Encontro de Tipografia, Instituto Politécnico de Tomar (15-17 de novembro de 2018, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 19/12/2018.
  26. Liliana Vasques: Participação na Conferência Digital Cultures: Knowledge/Culture/Technology, Centre for Digital Cultures, Leuphana University, Luneburg, Alemanha (19-22 de setembro de 2018, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 08/10/2018.
  27. Raquel Gonçalves: Participação no Congresso Internacional “O Retrato: representações e modos de ser”, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (6-7 de novembro de 2018). Notícias MATLIT: 03/04/2018.
  28. Ana Albuquerque e Aguilar:  Estada na Universidade Autónoma de Barcelona, Faculdade de Ciências da Educação, Grupo de investigação GRETEL (Màster en Llibres i Literatura Infantil i Juvenil), sob orientação da Profª Mireia Manresa (janeiro a fevereiro de 2019, financiamento FCT). Notícias MATLIT: 02/04/2019. 27/04/2019.
  29. Fabio Waki: Estada na Universidade de Estocolmo, Departamento de Inglês, sob orientação do Prof. Giles Whiteley (março a junho de 2018, financiamento FCT). Notícias MATLIT: 04/09/2018. 01/10/2018.
  30. Joana Bárbara Fonseca: Participação na Doctoral School do Centre for Research into Information, Surveillance and Privacy (CRISP), Universidade de St. Andrews, Escócia (18-22 de junho de 2018, financiamento CLP/FCT). Período de mobilidade, sob supervisão do Professor Matthew Freeman, no Centre for Media Research, Universidade de Bath Spa, Bath, Somerset, Reino Unido (11 de novembro-12 de dezembro de 2019, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 03/10/2018.
  31. Marie Claire De Mattia: University of Ghana, Legon, Accra – Ghana, Department of English, sob orientação da Profª  Victoria Amma Agyeiwaah Osei-Bonsu (fevereiro-março de 2020, financiamento FCT). Participação no Colóquio Internacional Metalepse e Transmedialidade, Grupo Intermedialidades do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, FLUP, Porto (4-5 de abril de 2019, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 01/05/2019.
  32. Rui Silva: Estada de investigação no Instituto de Estudios Avanzados, Universidad de Santiago de Chile, Oficina de la Nada, sob a orientação do Prof. Felipe Cussen (março-abril de 2019, financiamento FCT). Notícias MATLIT: 26/03/2019.
  33. Fabiana dos Santos Sousa: Participação no congresso “Tecnologias para o português (#tecPT)“, Faculdade de Filosofia e Letras, Universidade de Estremadura (UNEx), Cáceres, Espanha (9-10 de novembro de 2017, financiamento CLP/FCT).
  34. Cecília Magalhães: Estágio doutoral Erasmus, Centre of Digital Humanities (An Foras Feasa), National University of Ireland Maynooth, Irlanda, sob orientação da Profª Susan Schreibman (fevereiro a junho de 2018, financiamento ERASMUS). Participação na 9th European Summer University in Digital Humanities Culture and Technology, “Hands on Humanities Data Workshop – Creation, Discovery and Analysis”, Universität Leipzig, Alemanha (julho 2018, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 01/10/2018. 11/03/2019.
  35. Mariana Chinellato Ferreira: Estada na Universidade Complutense de Madrid, Facultad de Informática, Departamento de Engenharia de Software e Inteligência Artificial, Grupo de Investigação Natural Interaction based on Language (NIL), sob orientação do Prof. Pablo Gervás (setembro a novembro de 2018, financiamento ERASMUS). Participação na Conferência “Moral Machines? Ethics and Politics of the Digital World”, Universidade de Helsínquia, Helsinki Collegium for Advanced Studies (6-8 de março de 2019, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 11/03/2019.
  36. Francisco Silveira: Participação no Encontro Internacional “O Cinema e as outras Artes 2019“, Universidade da Beira Interior, Covilhã (29-31 de outubro de 2019).
  37. Nuno Meireles: Participação no II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas – LUSOCONF2019, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança (17-19 de outubro 2019). Participação no I Congreso Internacional Hacia un Primer Teatro Clásico Español, Facultad de Filología, Universidad Complutense de Madrid (5-6 de novembro de 2018, financiamento CLP/FCT).  Notícias MATLIT: 14/11/2018.
  38. Patrícia Reina: Participação na ConferênciaAna Hatherly: Programabilidade e Criação”, Centro Cultural de Cascais (29 de junho de 2019). Notícias MATLIT: 27/06/2019.
  39. Thales Estefani Pereira: Participação no Colóquio “Narrativa, Média e Cognição 2018 – Narrativas Marginalizadas“, Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação-CIAC (9-10 de novembro de 2018, financiamento CLP/FCT). Notícias MATLIT: 19/11/2018. 01/05/2019.
  40. Joana Gonçalves Rua: Estada no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, Computational, Design & Visualization Lab, sob orientação dos Profs. João Bicker e Penousal Machado (fevereiro a dezembro de 2018).
Fonte: 2010-2020: Outgoing | Materialidades da Literatura
Feed: Materialidades da Literatura
Url: matlit.wordpress.com
This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top