50 anos da revista ‘A Ideia’ em exposição | Notícias
Publicado em: 50 anos da revista ‘A Ideia’ em exposição | Notícias
António Cândido Franco foi um dos comissários, conjuntamente com João Freire, da exposição A Ideia – 50 Anos, dedicada à histórica revista anarquista, inaugurada a 10 de Outubro na Biblioteca Nacional de Portugal.
Os comissários estão intimamente ligados à história da revista: João Freire, sociólogo e Professor Catedrático Jubilado do Iscte-IUL, foi o seu criador; António Cândido Franco, filólogo e Professor Associado aposentado da Universidade de Évora, é o seu actual director. O primeiro número d’A Ideia, “órgão anarquista específico de expressão portuguesa”, foi lançado em Paris em Abril de 1974, na senda do “espírito de Maio de 68”, mas rapidamente chegou a Portugal. Logo em Julho de 1974, esteve na origem de um “grande comício anarquista internacional”, que encheu a Voz do Operário, e posteriormente continuou a ser editada a partir de Lisboa. António Cândido Franco assumiu a Direcção em 2013, imprimindo-lhe “uma dinâmica muito nova”, como “revista de cultura libertária”, dando especial destaque a “temas e autores surrealistas, tanto na escrita como nas imagens”.
A exposição foi organizada em três áreas temáticas: Hoje e tempos iniciais; Expansão cultural; e Bem acompanhados por outros. Nela podem ser vistos exemplares de todas as edições da revista, fotografias de pessoas e actividades do grupo editor, livros, cartazes e exemplares de outras publicações libertárias, como o jornal A Batalha, e publicações congéneres de outros países. Em paralelo com a exposição, vão decorrer outras actividades complementares, como o debate Heranças de Maio de 68, a projecção de filmes ou o lançamento do mais recente d’A Ideia. A mostra estará patente até 14 de Dezembro.