Skip to content

50 anos em 50 minutos: Democracia, Território e População

Publicado em: 50 anos em 50 minutos: Democracia, Território e População

🎙️ Episódio 1 – 50 anos em 50 minutos com Teresa Barata-Salgueiro

🎧 Disponível nas plataformas habituais

Este é o primeiro de uma série de 12 episódios do podcast 50 anos em 50 minutos: Democracia, Território e População, do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, serão entrevistadas e entrevistados geógrafas e geógrafos, sociólogas e sociólogos sobre as principais transformações sociais e espaciais da sociedade portuguesa no último meio século.

Neste episódio converso com Teresa Barata-Salgueiro, geógrafa. Foi docente na Universidade de Lisboa entre novembro de 1971 e fevereiro de 2013. Tem dedicado o seu trabalho, enquanto investigadora e cidadã, às questões da cidade, nomeadamente ao mercado de habitação e ao uso e valor fundiário, valorizando as dinâmicas da produção social do espaço. Foi professora e orientadora de muitos alunos e continua a ser investigadora no Centro de Estudos Geográficos. Participou e coordenou diversos projectos e redes de investigação, nacionais e internacionais. É autora de dezenas de artigos e capítulos e de diversos livros, de onde é possível destacar “A cidade em Portugal. Uma Geografia Urbana”, de 1992 e “Lisboa. Periferia e Centralidades” editado em 2001. Foi a primeira diretora do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa, criado em 2009.

Esta entrevista realizou-se no dia 18 de Março de 2024 no gabinete de Teresa Barata-Salgueiro no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Posteriormente, a entrevista foi editada e a entrevistada optou por ler um texto baseado no que inicialmente tinha referido.

50 anos em 50 minutos: Democracia, Território e População

Fonte: 50 anos em 50 minutos: Democracia, Território e População
Feed: [feed_name] Url: [source_domain]
Back To Top