skip to Main Content

Ademário Souza Ribeiro, do povo Payayá

Publicado em: Ademário Souza Ribeiro, do povo Payayá


 

Temos ouvido muito falar na questão do lugar de fala, e como devemos reconhecer os limites do nosso objeto de pesquisa. Bom, para haver fala é preciso escutar também, e por isso hoje, vamos exercitar esse nosso “lugar de escuta”. A entrevista do Conversas em Rede de hoje é com Ademário Souza Ribeiro, poeta e pedagogo, do povo Payayá na Bahia. Convido a todas, todos e todes a ocupar esse “lugar de escuta” para a fala de Ademário, e lembrando que quando se trata de pesquisa em temática indígena, o objeto é SEMPRE sujeito também.

Acesse nosso podcast também pelo Spotify:

 

 

 

 

SOBRE O ENTREVISTADO

Ademário Souza Ribeiro

Ademário é: Doutorando e Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana (UI), Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS), pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, Pedagogo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Poeta, Escritor, Teatrólogo, Diretor Teatral e atua principalmente em: Educação, Povos Indígenas, Lei 11.645/08, Educação Ambiental, Quilombos.

SOBRE A ENTREVISTADORA

Helena Azevedo Paulo de Almeida

Helena Azevedo Paulo de Almeida

Bacharel, licenciada e mestra em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é doutoranda pela mesma instituição. É pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade (NEHM/UFOP), do Grupo de Pesquisa em História, Ética e Política (GHEP/NEHM/UFOP), do Laboratório de Ensino de História (LEHIS/UFOP) e do Laboratório e Grupo de Estudos de História Política e das Idéias, da Universidade Federal do Espírito Santo (LEHPI/UFES), onde desenvolve pesquisa em História da Educação, História do Ensino de História, Ensino de História e Ensino de História Indígena. Desenvolveu pesquisas nas áreas de história da educação, história da sexualidade, arqueologia, educação a distância (EaD), educação patrimonial, história do Brasil colonial, história do Brasil imperial, história do Brasil republicano, ensino de história e temáticas indígenas. Tem experiência na área de História, Etno-história, ensino de História Indígena e arquivologia. Trabalhou no museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA/UFJF), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no Arquivo da Casa Setecentista de Mariana, sediado no Escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e mais recentemente na Universidade Federal de Ouro Preto como professora substituta, pelo departamento de História e como professora no Centro de Educação a Distância (CEAD-UFOP).

Fonte: Ademário Souza Ribeiro, do povo Payayá
Feed: HH Magazine
Url: hhmagazine.com.br

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top