Skip to content

António Cândido Franco vence Grande Prémio de Literatura Biográfica

Publicado em: António Cândido Franco vence Grande Prémio de Literatura Biográfica

A obra “O Firmamento é Negro e Não Azul – A vida de Luiz Pacheco”, de António Cândido Franco, foi a vencedora da quarta edição do Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores e pela Câmara Municipal de Coimbra.

A biografia sobre o escritor Luiz Pacheco (1925-2008) foi considerada uma “documentadíssima reconstrução do contexto político, social e cultural, sobretudo do meio literário, desde a transição para o Estado Novo até aos tempos recentes da democracia (1925-2008).” Além disso, o júri também realçou a “notável capacidade criativa da escrita do biógrafo, pelo aprofundado desenho da invulgar e marginal personalidade do biografado, paradigma do escritor maldito na literatura portuguesa contemporânea.

O livro foi publicado em 2023 pela Quetzal. Por altura do seu lançamento, António Cândido Franco disse à Lusa que queria “trazer para o cânone da literatura portuguesa o trabalho de Luiz Pacheco, como, por exemplo, autor de um diário de uma importância única”.

O prémio, com um valor pecuniário de 12 500 euros, vai ser entregue ao investigador do IHC numa cerimónia a ter lugar no dia 4 de Julho, na sessão solene do Dia da Cidade de Coimbra. O júri foi coordenado por José Manuel Mendes e constituído por Ana Margarida de Carvalho, António Pedro Pita e Cândido Oliveira Martins.

 

Back To Top