skip to Main Content

Aula Aberta com Ana Margarida Martins

Aula Aberta Com Ana Margarida Martins

Título:
Maria Firmina dos Reis (1825-1917): a primeira romancista brasileira em diálogo com outras ‘mães’ literárias do mundo luso-afro-brasileiro

Resumo:
Apresentamos uma leitura inovadora de Úrsula: Romance Original por uma Maranhense, publicado por Maria Firmina dos Reis em 1859, o primeiro romance publicado por uma mulher no Brasil e o primeiro romance abolicionista da literatura brasileira. Visa-se interpretar Reis ao lado de outras vozes minoritárias femininas afro-descendentes, não para questionar o estatuto pioneiro de Úrsula, mas para defender um novo entendimento do que se entende por genealogia literária afro-brasileira. Para alcançarmos este novo entendimento, atentaremos na formulação autoral de metáforas maternais não só no corpo do romance, mas também, e especialmente, nas suas margens (no Prólogo e nos capítulos marginais habitados pelas personagens negras do romance), na medida em que estas metáforas nos abrem novos caminhos para a análise do que se entende por maternidade literária negra. Defendemos, portanto, uma mudança metodológica substancial que nos permita ir além da nacionalidade de Reis e nos possibilite analisar a forma transnacional como autoras afro-descendentes pioneiras recordam e/ou imaginam o passado esclavagista e a mobilidade negra feminina dentro e fora de fronteiras nacionais.

Nota biográfica:
Ana Margarida Martins
é Professora Associada em Estudos Portugueses na Universidade de Exeter, Reino Unido. Especialista em escrita de mulheres no mundo lusófono. Coordenadora do projeto de investigação “Mulheres do Atlântico Pardo: Passagens Reais e Imaginárias em Português, 1711-2011” (http://womenofthebrownatlantic.exeter.ac.uk/) financiado pelo Arts and Humanities Research Council. Membro do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e do grupo “Intersexualidades” a este associado.

Fonte: Aula Aberta com Ana Margarida Martins

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top