Calenda – Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental
Publicado em: Calenda – Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental
Obtenção de doutoramento na mesma área, há menos de 3 anos; Experiência de trabalho de investigação com recurso a base de dados; Excelente domínio da língua portuguesa;
Comprovadas capacidades de organização e autonomia; Experiência de publicação em revistas científicas.
Em cumprimento do disposto no artigo 7º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (Reg. n.º 950/2019), o(a)s candidato(a)s devem:
- ser titular do grau de doutor obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura à bolsa;
- ter desenvolvido os trabalhos de investigação que conduziram à atribuição do grau de doutor em entidade distinta da entidade de acolhimento da bolsa;
- não exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nesta tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados;
- não ter tido anteriormente contrato de bolsa de investigação pós-doutoral com a
Os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição portuguesa, de acordo com o Decreto-lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, e a Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é obrigatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374
O bolseiro de investigação desenvolverá tarefas no âmbito do projeto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental, nomeadamente:
- Pesquisa, seleção e leitura de obras escritas por autoras onde o discurso sobre a paisagem seja evidente;
- Registo de excertos literários na base de dados do projeto de acordo com os procedimentos estipulados;
- Análise dos dados recolhidos e elaboração de um artigo científico;
- Apoio a atividades de divulgação desenvolvidas no âmbito do
Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf https://dre.pt/application/file/a/127230968
O trabalho será desenvolvido no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Doutora Natália Constâncio e do Professor Doutor Daniel Alves.
A bolsa terá a duração de 4 meses, com início previsto em outubro de 2023. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovável.
O montante da bolsa corresponde a € 1741, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular (A), Experiência profissional (B) e Carta de motivação (C) com a respetiva valoração de 45% (A), 25% (B) e 30% (C).
Presidente: Doutora Natália Constâncio
1º Vogal efetivo: Prof. Doutor Daniel Alves
2º Vogal efetivo: Prof.ª Doutora Ana Isabel Queiroz
Vogal suplente: Prof.ª Doutora Teresa Araújo
Os resultados finais da avaliação serão publicitados por email através de lista ordenada por nota final obtida. Todos os candidatos serão notificados por email.
Após a comunicação da lista provisória dos resultados da avaliação, os candidatos dispõem de um período de 10 dias úteis para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia de interessados, nos termos dos artigos 121º e seguintes no Código do Procedimento Administrativo. A decisão final deve ser tomada no prazo máximo de 60 dias úteis após a conclusão da audiência prévia de interessados ou da consulta pública.
Da decisão final pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis, ambos após a respetiva notificação.
O concurso encontra-se aberto no período de 25 de julho a 14 de agosto de 2023.
As candidaturas devem ser submetidas por email acompanhadas dos seguintes documentos:
- Curriculum Vitae, com evidência dos elementos requeridos;
- Certificado do Grau de Doutoramento;
- Carta de motivação;
- No caso de o grau de doutoramento ter sido obtido em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento do grau obtido, de acordo com o DL Nº 66/2018, de
16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionada/o. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para gestao.ielt@fcsh.unl.pt com a referência BIPD ATLAS DAS PAISAGENS LITERÁRIAS 2023.
Feed: Calenda
Url: calenda.org