Skip to content

Calenda – Ofícios e Artesãos da Ornamentação e Encadernação do Livro

Publicado em: Calenda – Ofícios e Artesãos da Ornamentação e Encadernação do Livro

Ciências Sociais e Humanas

  • Doutoramento concluído em Letras ou História;
  • Experiência e interesse documentados em arquivo e catalogação;
  • Experiência e interesse documentados em tratamento bibliográfico;
  • Competências digitais básicas;
  • Capacidade e interesse em integrar equipas

Em cumprimento do disposto no artigo 7º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (Reg. n.º 950/2019), o(a)s candidato(a)s devem:

  1. ser titular do grau de doutor obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura à bolsa;
  2. ter desenvolvido os trabalhos de investigação que conduziram à atribuição do grau de doutor em entidade distinta da entidade de acolhimento da bolsa;
  3. não exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nesta tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados;
  4. não ter tido anteriormente contrato de bolsa de investigação pós-doutoral com a

Os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição portuguesa, de acordo com o Decreto-lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, e a Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é obrigatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374

O bolseiro de investigação realizará as seguintes tarefas no âmbito do projeto Ofícios e Artesãos da Ornamentação e Encadernação do Livro, desenvolvido no quadro do protocolo celebrado entre o IELT e o Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Lisboa: 1) pesquisa de catálogos de livros publicados por livreiros, tipografias e bibliotecas de Lisboa nos séculos XVIII e XIX; 2) elaboração de um elenco de referências dos mencionados catálogos destinado à plataforma digital que se prepara para a disponibilização de resultados; 3) investigação sobre artesãos do livro em Lisboa nos séculos XVIII e XIX e preparação de uma lista organizada pelos diversos tipos de artesania em volta do livro; 4) submissão a revistas indexadas de um artigo/ cada 4 meses sobre a temática de estudo; 4) organização um Seminário aberto em colaboração com o responsável do projeto com vista à difusão dos resultados.

Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf https://dre.pt/application/file/a/127230968.

trabalho será desenvolvido no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, sob a orientação científica Doutor Luís Sousa Martins e co-orientação dos professores Carlos Carreto e Teresa Araújo.

A bolsa terá a duração de 4 meses, com início previsto em outubro de 2023. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovável.

O montante da bolsa corresponde a € 1,741, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (70%) e carta de motivação (30%)

Presidente: Doutor Luís Sousa Martins1º Vogal efetivo: Professor Doutor Carlos Carreto 2º Vogal efetivo: Prof.ª Doutora Márcia Neves Vogal suplente: Prof.ª Doutora Teresa Araújo

Os resultados da avaliação serão publicitados por email através de lista ordenada por nota final obtida. Todos os candidatos serão notificados por email. 

Após a comunicação da lista provisória dos resultados da avaliação, os candidatos dispõem de um período de 10 dias úteis para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia de interessados, nos termos dos artigos 121º e seguintes no Código do Procedimento Administrativo. A decisão final deve ser tomada no prazo máximo de 60 dias úteis após a conclusão da audiência prévia de interessados ou da consulta pública.

Da decisão final pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis, ambos após a respetiva notificação.

O concurso encontra-se aberto no período de 25 de julho a 14 de agosto de 2023.

As candidaturas devem ser submetidas por email acompanhadas dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae, com evidência dos elementos requeridos;
  • Carta de motivação;
  • Certificado do grau de doutoramento;
  • No caso de o grau de doutoramento ter sido obtido em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento do grau obtido, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionada/o. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para gestao.ielt@fcsh.unl.pt com a referência BIPD OFÍCIOS E ARTESÃOS DO LIVRO 2023.

Encontram-se abertos concursos para atribuição de outras 6 bolsas de investigação no âmbito de projetos de investigação do IELT:

– Diálogos Portugueses (pós-doutoramento)

– Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental (pós-doutoramento)

– Espectralidade: Literatura e Artes (pós-doutoramento)

– Ruy Cinatti: etnógrafo e poeta (pós-doutoramento)

– Modernismo: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu (pós-doutoramento)

– Ofícios e Artesãos da Ornamentação e Encadernação do Livro (mestrando)

Back To Top