Calenda – Ruy Cinatti: etnógrafo e poeta
Publicado em: Calenda – Ruy Cinatti: etnógrafo e poeta
Ciências Sociais e Humanidades
Áreas Científicas Específicas: Literatura Portuguesa, Literatura tradicional e oral, Antropologia
Obtenção de doutoramento na mesma área, há menos de 3 anos;
- conhecimentos de paleografia e experiência de edição textual;
- comprovadas capacidades de organização e de expressão escrita e oral em português;
- autonomia comprovada em trabalhos de investigação.
O concurso encontra-se aberto no período de 15 a 28 de maio de 2024.
O bolseiro de investigação desenvolverá tarefas no âmbito do projeto Ruy Cinatti: etnógrafo e poeta, que se destina a identificar, transcrever e traduzir recolhas de narrativas orais realizadas por Ruy Cinatti em “Timor Português”, cruzando esta com a sua produção de cariz etnográfica e literária, nomeadamente a poética. As tarefas a desenvolver compreendem:
1. Organização, revisão de transcrições e preparação para edição de um conjunto de narrativas orais já recolhidas pela equipa do projeto no espólio pessoal de Ruy Cinatti;
2. Com base na tarefa 1 participará, como coautor, no capítulo introdutório da segunda parte de um livro comentado sobre recolhas de tradição oral efetuadas por Ruy Cinatti.
O trabalho será desenvolvido no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, sob a orientação científica do Professor Doutor Lúcio Manuel Gomes de Sousa e da Professora Doutora Isabel Barros Dias.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em julho de 2024. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovável.
O montante da bolsa corresponde a 1801.00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País. A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
1. Avaliação curricular académica; (50%)
2. Avaliação de percurso científico e profissional; (30%)
3. Mérito da carta de motivação (20%)
Presidente: Professor Doutor Lúcio Manuel Gomes de Sousa
- 1º Vogal efetivo: Professora Doutora Isabel Barros Dias
- 2º Vogal efetivo: Professora Doutora Keu Apoema
- Vogal suplente: Professor Doutor Vicente Paulino
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae (max. 7 pp.), acompanhado de evidência documental dos fatores preferenciais indicados nos requisitos de admissão; Carta de Motivação; Certificado do grau de doutoramento
concurso encontra-se aberto no períodode 15 a 28 de maio de 2024.
No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do Av. Berna, n.º 26 C, 1069-061 Lisboa Colégio Almada Negreiros, 1099-032 Lisboa geral@fcsh.unl.pt tel.: (+351) 217 908 300 tel.: (+351) 217 908 301 fcsh.unl.pt 3 reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionado/a. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para gestao.ielt@fcsh.unl.pt com a referência BIPD RUY CINATTI 2024
Os resultados finais da avaliação serão enviados a todos os candidatos por mensagem eletrónica, através de lista ordenada por nota final obtida.