skip to Main Content

CES Summer School – Imagens em Liberdade – culturas visuais de Abril

Publicado em: CES Summer School – Imagens em Liberdade – culturas visuais de Abril


Ana Bela Almeida é professora na Universidade de Liverpool. Algumas das suas publicações incluem os livros: Adília Lopes (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016); em coedição, Literatures in Language Learning: New Approaches (Research-publishing net, 2020); em coautoria, Quiosque literário: aprender português com a literatura (Lidel, 2011) e O ensino das literaturas em português (Tagus Press – Umass Dartmouth, 2023).


Inês Nascimento Rodrigues é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação incluem os estudos da memória, as teorias pós-coloniais, as representações da violência e a história cultural do trabalho forçado. O seu livro mais recente, em coautoria com Miguel Cardina, é O Dispositivo Mnemónico. Uma História da Memória da Luta de Libertação em Cabo Verde (Coimbra: IUC, 2023; Londres e Nova Iorque: Routledge, 2022, na versão inglesa).


João Miguel Lameiras é Mestre em História da Arte pela Universidade de Coimbra e Especialista em BD e ilustração, com obras publicada em jornais, revistas, livros e catálogos. Leccionou na Escola Superior Artística de Guimarães (Licenciatura de Banda Desenhada e Ilustração e Mestrado de Ilustração) e no Politécnico do Cávado e do Ave (Mestrado de Ilustração e Animação). Para além de ter realizado a curadoria de diversas exposições para Festivais de BD nacionais e estrangeiros, é também tradutor, argumentista, prefaciador e editor de BD. É um dos sócios da Dr. Kartoon, livraria especializada em BD, fundador da Cooperativa Editorial A Seita e é programador do Festival Coimbra BD desde 2016. Imagens de uma Revolução, com João Paiva Boléo e João Ramalho-Santos, Conversas de Banda Desenhada, com Carina Correia e Auto da Barca do Inferno, com Joana Afonso, foram os seus últimos livros publicados.


Maria José Canelo é Professora Auxiliar da Faculdade de Letras e investigadora do Centro de Estudos Sociais da UC. É doutorada em Estudos Americanos e os seus interesses de pesquisa situam-se nos estudos literários e culturais, estudos interamericanos e estudos de cultura visual e incluem tópicos como: literatura e política, cultura, identidade e diferença, representação, nação, nacionalismo, transnacionalismo, cidadania, imigração, e revistas literárias. Publicações mais recentes: “Shaping the visuality of the ‘American Century’ in Life magazine through the lenses of women photographers”, American Studies Over_Seas 1: Narrating Multiple America(s). In Honor of Teresa F. A. Alves and Teresa Cid. Orgs. Edgardo Medeiros et al. (Peter Lang, 2022) e Comunidades literárias e projetos nacionais: as revistas modernistas Orpheu, Portugal Futurista, Poetry, A Magazine of Verse e The Little Review (CES/Almedina, 2022).


Miguel Cardina é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordenou, até janeiro de 2023, o projeto de investigação «CROME – Crossed Memories, Politics of Silence. The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times», financiado pelo European Research Council (ERC). É autor ou co-autor de vários livros, capítulos e artigos sobre colonialismo, anticolonialismo e guerra colonial; história das ideologias políticas nas décadas de 1960 e 1970; e dinâmicas entre história e memória. Entre os seus livros mais recentes contam-se: Remembering the Liberation Struggles in Cape Verde. A mnemohistory (c/ Inês Nascimento Rodrigues, 2022, Routledge; ed. portuguesa pela Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023), O Atrito da Memória. Colonialismo, guerra e descolonização no Portugal contemporâneo (ed. portuguesa, Tinta-da-china, 2023; ed. italiana, Meltemi, 2023; ed. em castelhano pela Verso Libros, no prelo) e a coordenação do volume The Portuguese Colonial War and the African Liberation Struggles. Memory, Politics and Uses of the Past (2024, Routledge).


Patrícia Silva é investigadora associada ao Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e docente nas áreas de ensino da língua, da tradução e formação de professores. Os seus interesses de investigação incluem Fernando Pessoa, o Modernismo, estudos literários e culturais comparados e culturas visuais. É autora de Yeats and Pessoa: Parallel Poetic Styles (Routledge, 2ª ed. 2020), co-editou o número especial da revista Pessoa Plural 11, “Modernismos portugueses 1915-1917: Contextos, Facetas e Legados da geração Orpheu” (Primavera, 2017) e publicou recentemente “Brazilian Modernists and the Avant-Garde: Transcultural Modernism in the Postcolonial Periphery”, in Katia Pizzi, Roberta Gefter Wondrich (orgs), Rethinking Peripheral Modernisms (Palgrave Macmillan, 2024).


Pierre Marie é investigador colaborador no Centro de Estudos Sociais (CES). Integrou o projeto “25AprilPTLab – Laboratório interativo da transição democrática portuguesa” no CES e no Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra (CD25A). É doutorado em História Contemporânea da Universidade de Coimbra e da Universidade de Caen – Normandie (França). Desde 2022, é membro do projeto Rebobinar.

Fonte: CES Summer School – Imagens em Liberdade – culturas visuais de Abril
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt
Back To Top