Skip to content

Colóquio Risco, Incerteza e Resiliência — Universidade Nova de Lisboa

A NOVA FCSH, em colaboração com a Câmara Municipal da Amadora – Proteção Civil, assinala o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais (13 de outubro), com a realização do Colóquio “Risco, Incerteza e Resiliência”. O evento terá lugar no Auditório 1 da Torre B com início às 14h30.

Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, pretende-se com este dia internacional alertar e promover a reflexão sobre a temática dos desastres naturais e as suas formas de prevenção e mitigação. Mais de 90% das catástrofes que ocorrem atualmente no mundo estão ligadas à água: secas, cheias, aluimentos de terra, ciclones e furacões.

As Nações Unidas alertam para a necessidade da adoção de medidas para reduzir os impactos destes e outros fenómenos que podem provocar milhares de mortes e desalojados.

Segundo a Estratégia Internacional para a Redução dos Desastres das Nações Unidas, durante a primeira década do século XXI ocorreram 4.777 desastres naturais que provocaram 880 mil mortes, afetaram a vida a 1.880 milhões de pessoas e causaram prejuízos na ordem dos 708 mil milhões de euros.

A sessão de abertura do colóquio será presidida por Maria José Roxo, subdiretora da Faculdade e docente do Departamento de Geografia e Planeamento Regional, e Luís Carvalho, Comandante Operacional Municipal da Proteção Civil da Amadora. O evento conta com uma sessão de debate onde serão proferidas intervenções de Duarte Caldeira, Presidente do Conselho Diretivo do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil (CEIPC) e Teresa Silva da Cruz Vermelha Portuguesa, com moderação de Carlos Machado, docente do departamento de Geografia e Planeamento Regional.

Programa

A entrada é livre.

Fonte: Colóquio Risco, Incerteza e Resiliência — Universidade Nova de Lisboa

Back To Top