skip to Main Content

Conferência de Pedro Serra sobre a voz de Paul Celan

Publicado em: Conferência de Pedro Serra sobre a voz de Paul Celan

“Stimmen”,  Sprachgitter (1959), voz de Paul Celan.

A segunda videoconferência do ciclo 2023-24 do VOX MEDIA terá lugar via Zoom no próximo dia 8 de fevereiro de 2024, pelas 17h:

Pedro Serra, “Arqueofonia Revisitada: o caso da voz de Paul Celan”.

Inscrição aqui: http://www.voxmedia.uc.pt/index.php/2024/01/29/conferncia-de-pedro-serra-sobre-a-voz-de-paul-celan/ 

Resumo

É intrépida e precisa a peça textual – «L’ayant écouter lire», congregando apenas trezentas e trinta e uma palavras – que o autor de L’encre de la mélancolie, Jean Starobinski, dedicou a Paul Celan. A começar pelo título da versão original da nótula, singular na sua composição e género, onde se esperariam as determinações discursivas da necrologia. Eis a singularidade de «L’ayant écouter lire»: é e não é um obituário. Uma mudança aproximativa e literal para a língua portuguesa do título poderia ser «Depois de escutá-lo ler» ou «Depois de o escutar ler». Contudo, não satisfaz plenamente por várias razões. A forma verbal «L’ayant», particípio presente do verbo avoir – ter ou haver –, não já na sua inscrição escrita, mas na sua dimensão sónica, atrai outros vocábulos e semas. É o caso de ‘léant’, que significa ‘apoiado’ ou ‘inclinado’. Ou, ainda, quer ‘liant’, com o sentido de ‘aglutinante’; quer ‘lient’, podendo ser traduzido por ‘união’ ou ‘enlace’, admitindo inclusive a declinação de número: ‘enlaces’, ‘uniões’. Escrita no intervalo do luto pelo poeta que se suicidou – amigo e também confidente de Starobinski, a que não foi alheia a sua condição de psiquiatra –, a pregnância diabólica do título que lhe foi concedida, como argumentarei, é tão-só uma amostra mínima das dificuldades e emperros das 331 palavras atraídas para o campo de forças relativamente autónomo do texto.

Pedro Serra (1969) é Professor Catedrático de Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade de Salamanca, onde é responsável da Área de Filologia Galega e Portuguesa, coordenador da Cátedra de Estudos Portugueses IC/USAL e da Cátedra de Estudos Galegos XUNTA/USAL. Investigador Principal do GIR em EstudosPortugueses e Brasileiros – que integra o Colaboratório Europeu de Estudos Brasileiros COLEEB –, é membro investigador do grupo HELICOM (Autónoma de Madrid), do CRIMIC (Sorbonne), do CLP (Coimbra) e do ILC (Porto). Dirige, no Departamento de Filologia Moderna, o mestrado em Estudos da Ásia Oriental MELYCA.

Fonte: Conferência de Pedro Serra sobre a voz de Paul Celan
Feed: Materialidades da Literatura
Url: matlit.wordpress.com
Back To Top