skip to Main Content

Costurando Feminismos: Mulheres de Peso

Costurando Feminismos: Mulheres De Peso


Exposição e apresentação sobre a relevância das mulheres escolhidas pela artesã, pedagoga e feminista Eliane Godinho


O Universo das linhas, tecidos, tesouras, agulhas, leituras e escritas inspiram a composição das peças e das diferentes técnicas de artesanato, feminismos e arte popular. Esta perspetiva compreende o artesanato e as artesanias como ato político e pedagógico, que além de mediador e possibilitador de outras narrativas de representatividade, valorizam saberes populares e subjetividades que envolvem a composição de cada peça e seus diálogos através de epistemologias e metodologias feministas.


Mulheres de Peso é um trabalho materializado através de peças únicas, cheias de personalidade e graça, em homenagem às diversas personalidades femininas, mulheres inspiradoras para os estudos e movimentos feministas. Um trabalho inspirado em narrativas, leituras, histórias de vida, ativismos, participação política de mulheres e suas lutas por transformação social.

Esta iniciativa destina-se a comemorar o Dia Internacional da Mulher.  A inauguração está agendada para dia 2 de março, pelas 16h00



Sobre a autora

Eliane Godinho é aluna do programa de Doutoramento em Estudos Feministas, no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Em 2017, titulou-se mestre em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas, com a dissertação “O “artesanato de si” de mulheres assentadas do MST: um processo político pedagógico feminista pelo viés da educação popular”. Em 2013, graduou-se em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas, Brasil. Em 2012, estudou por um semestre no Instituto Politécnico de Bragança – IPB, Portugal. Ao longo de sua trajetória profissional, integrou o Observatório de Gênero e Diversidade da UFPel (2014-2017) e o Grupo de Pesquisa DGenerus: Núcleo de Estudos Feministas e de Gênero da Universidade Federal de Pelotas (2016-2017). Integra o Grupo de Pesquisa em Filosofia, Educação e Práxis Social – FEPráxiS/UFPel, a linha de pesquisa Diálogos com Paulo Freire e o Grupo de Pesquisa Educação, Gênero e Trabalho Artesanal – PUCRS, na linha de pesquisa Estudos Feministas e de Gênero. Tem experiência em Educação em espaço formal e não-formal, Estudos Feministas e de Gênero. Suas atuais áreas de interesse são: estudos feministas e gênero, educação popular, pedagogia feminista, educação popular feminista, divisão sexual do trabalho e movimentos sociais. Atualmente dedica-se com exclusividade ao seu projeto de investigação e suas atividades como artesã. 

 


 


 

Fonte: Costurando Feminismos: Mulheres de Peso

This Post Has 0 Comments

Deixar uma resposta

Back To Top