skip to Main Content

Crise & Historicidade | Danilo Marques | Episódio 05, Parte 02

Crise & Historicidade | Danilo Marques | Episódio 05, Parte 02

Publicado em: Crise & Historicidade | Danilo Marques | Episódio 05, Parte 02

Loading Likes…

Entre negação, insessibilização e sofrimento, o cenário crítico que vivemos permanece vigente. E quanto mais se protela ou se recusa tomar uma decisão que mitigue – e não aprofunde – o quadro crítico, mais complicada, mais dolorosa vai ficando nossa situação.

Os nossos tantos medos – medo da doença, medo de morrer, medo de perder nossos amigos e entes queridos, nossos colegas – tornam cada dia mais difícil imaginar um futuro para além do que hoje tentamos preservar: as vidas, os ganhos humanitários que conquistamos ao longo das últimas décadas.

Sabemos, no entanto, que as crises abrem possibilidades, fecham algumas veredas mas abrem outras. A despeito de tudo o que está em jogo, persistimos. Persistimos reclamando, insistindo, tentando mudar. Como, diante do que está posto, imaginar um futuro melhor?

Qual o papel dos afetos em nossa imaginação histórica? Na tentativa de responder essas e outras questões, o Lethis e o Niet, em parceria com o portal HH Magazine, apresentam essa série, cujo objetivo é reunir especialistas da área – do Brasil e do exterior – para tratar de aspectos específicos relacionados à atual pandemia, a partir do ponto de vista próprio da Teoria e História da Historiografia.

Artigo: Em busca do futuro perdido: Ernst Bloch, a história e a subterrânea “tradição da esperança”, de Danilo Marques

Livro: No fio da navalha, de Danilo Marques

 

 

Realização:

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos

(Site , Facebook )

 

Laboratório de Estudos em Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook, Instagram, YouTube )

 

HH Magazine

(Facebook, Instagram, YouTube)

 

Apoio:

Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade

(Facebook, Instagram)

 

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook)

 

International Network for Theory of History

(Site, Facebook)

 

 

 

SOBRE O ENTREVISTADO

Danilo Araujo Marques

Danilo Araujo Marques é historiador, mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorando pela mesma instituição. Autor de “No fio da navalha: historicidade, pós-modernidade e fim da História”, é pesquisador do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória | UFMG, membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos (NIET) | UFMG e da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH).

 

SOBRE O ENTREVISTADOR

Walderez Ramalho

Walderez Ramalho

Doutorando em História pela UFOP. Atua nas áreas de Teoria e História da Historiografia, História Contemporânea, Patrimônio Histórico e Ensino de História. Co-organizador do livro “Sete ensaios sobre história e existência”, e co-autor do livro “História e meio ambiente”. Atualmente desenvolve uma pesquisa sobre formas kairológicas da historicidade através do gênero dos manifestos, a partir de uma abordagem transnacional e com foco na experiência histórica contemporânea.

Fonte: Crise & Historicidade | Danilo Marques | Episódio 05, Parte 02
Feed: HH Magazine
Url: hhmagazine.com.br
This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top