skip to Main Content

Crise & Historicidade | Lorena Lopes | Episódio 03, Parte 02

Crise & Historicidade | Lorena Lopes | Episódio 03, Parte 02

Publicado em: Crise & Historicidade | Lorena Lopes | Episódio 03, Parte 02

Loading Likes…

A preocupação com os limites entre o verdadeiro e o falso existe há muito tempo. No entanto, nossa sociedade parece cultivar uma propensão a abordar essas questões e tematizá-las de maneira especial. Basta ver a importância que certos vocábulos tem hoje no debate público, como por exemplo “fake news” ou “pós-verdade”. Existe hoje um conjunto de reflexões que complexifica o nosso entendimento sobre a natureza do falso – um debate de suma importância em tempos de crise, que são ao mesmo tempo momentos decisórios e momentos de abertura para soluções que podem ser inventivas, fictícias, falsificadas.

Como repensar o falso a partir de uma matriz disciplinar – a história – tão profundamente calcada em uma espécie de realismo epistemológico, ou seja, tão crente na ideia de que a história escrita corresponde à verdade acontecida? Qual a relação entre crise e falsidade e quais são as potências do falso em momentos de crise?

Nesse episódio, Natan Baptista entrevista a professora Lorena Lopes da Costa sobre as potências do falso em tempos de crise da verdade.

 

Acesse aqui o link para adquirir o livro “Heróis Antigos e Modernos: a Falsificação Para se Pensar a História”.

 

 

Realização:

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos

(Site , Facebook )

 

Laboratório de Estudos em Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook, Instagram, YouTube )

 

HH Magazine

(Facebook, Instagram, YouTube)

 

Apoio:

Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade

(Facebook, Instagram)

 

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook)

 

International Network for Theory of History

(Site, Facebook)

 

 

 

SOBRE A ENTREVISTADA

Lorena Lopes da Costa

Professora Adjunta de Teoria da História na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Doutora (2016), mestre (2012) e licenciada (2009) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o doutorado sob orientação do Prof. José Antonio Dabdab Trabulsi, com período de doutorado-sanduíche de um ano (2015) sob a orientação do Prof. François Hartog, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS – Paris), bem como um ano (2013-2014) de estágio doutoral sob a orientação do Prof. Pierre Ellinger, na Université Paris VII – Denis Diderot. Atualmente, desenvolve pesquisa pós-doutoral sobre os heróis da obra de João Guimarães Rosa, analisando os procedimentos de atualização da tradição heroica grega no sertão rosiano. Atua na área de História Antiga e Teoria da História; Historiografia Antiga; Poesia Épica Antiga; Tragédia Grega. Interessa-se pelas relações entre História e Ficção; Usos do Passado; Recepção da Cultura Clássica; Tradição e Memória; Literatura e língua grega; Literatura Brasileira. Participa de: Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC); International Network for Theory of History; Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH); Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado; Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos (NIET – UFMG).

Fonte: Crise & Historicidade | Lorena Lopes | Episódio 03, Parte 02
Feed: HH Magazine
Url: hhmagazine.com.br
This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top