skip to Main Content

Crise & Historicidade | Marcello Assunção | Episódio 04, Parte 01

Crise & Historicidade | Marcello Assunção | Episódio 04, Parte 01

Publicado em: Crise & Historicidade | Marcello Assunção | Episódio 04, Parte 01

Loading Likes…

A situação da crise em que vivemos – por definição uma situação crítica, que demanda uma tomada de decisão – deslocou para o centro do debate público uma série de questões que revolvem em torno das desigualdades e das estruturas violentas de controle social. Eventos como o assassinato de George Floyd ou a morte do menino Miguel, no Recife, incitaram uma resposta à altura por parte de sujeitos históricos que sofrem estruturalmente com esses sistemas de opressão, como o racismo contra o povo negro.

A resposta dada por esses sujeitos históricos, por sua vez, abriu novamente um momento decisório, dessa vez também para a parcela da sociedade que geralmente pode continuar se dando ao luxo de nunca ter que reagir ao racismo, seja por ignorância ou por uma falha ética.

O que há de especial nesse momento crítico para que essas demandas tenham assumido a centralidade que assumiram no debate público? De que maneira a Teoria da História, como subdisciplina e como campo do saber, tem respondido a essas demandas profundas por conceitualização e superação desses fenômenos sociais?

Neste episódio, a professora Thamara Rodrigues, editora executiva do nosso portal, entrevista o professor Marcello Assunção sobre a relação entre crise e racismo.

 

 

 

Realização:

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos

(Site , Facebook )

 

Laboratório de Estudos em Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook, Instagram, YouTube )

 

HH Magazine

(Facebook, Instagram, YouTube)

 

Apoio:

Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade

(Facebook, Instagram)

 

Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia

(Site, Facebook)

 

International Network for Theory of History

(Site, Facebook)

 

 

 

SOBRE O ENTREVISTADO

Marcello Assunção

Possuí graduação (bacharelado e licenciatura), mestrado e doutorado em história pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-doutorado em Letras (FFLCH-USP). Professor online na EAD Laureate. Lecionou como professor assistente na Universidade Federal de Goiás em 2016. Foi contratado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-BRASIL) como analista de pesquisa da Comissão Nacional da Verdade. Fez estágios de pesquisa em Portugal, Espanha e Índia. Foi pesquisador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2015) e no Central Library, na Índia (2018 e 2019). Tem experiência na área de História, com ênfase nas relações entre História, Literatura e Jornalismo. Editor executivo do periódico Revista de Teoria da História (RTH). Membro do grupo “Pensando Goa: Uma peculiar biblioteca em língua portuguesa”. Membro de grupos sobre o estudo da imprensa, a saber: “Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX” e “Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português”.

 

SOBRE A ENTREVISTADORA

Thamara Rodrigues

Thamara Rodrigues

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutora em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Foi pesquisadora visitante no Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Stanford. Desenvolve pesquisas em Teoria da História, História da Historiografia e História do Brasil. Tem também trabalhado com História, Culturas e Epistemologias Populares.

Fonte: Crise & Historicidade | Marcello Assunção | Episódio 04, Parte 01
Feed: HH Magazine
Url: hhmagazine.com.br
This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top