Skip to content

Daniel Alves é comissário da exposição sobre Lisboa revolucionária

Publicado em: Daniel Alves é comissário da exposição sobre Lisboa revolucionária

Daniel Alves foi desafiado a ser o comissário científico da exposição “Lisboa em Revolução, 1383-1974”, que vai ser inaugurada no próximo sábado, 25 de Maio, no Museu de Lisboa — Palácio Pimenta, integrando as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

O objectivo da exposição foi dar destaque à cidade e aos seus habitantes como protagonistas de vários movimentos revolucionários dado que, desde a Idade Média, Lisboa foi a força motriz de muitas rupturas políticas e sociais. Foram seleccionados seis desses momentos de tensão — 1383-1385, 1640, 1820, 1836, 1910 e 1974 — “para contar histórias de resistência e de mudança, da reinvenção de valores identitários, de direitos humanos e da liberdade”. Mais de uma centena de peças provenientes de dezenas de instituições, incluindo o próprio Museu de Lisboa, ajudaram a ilustrar e a contar uma história das revoluções em Lisboa, em homenagem ao cinquentenário da Revolução dos Cravos.

Patente até 5 de Janeiro de 2025, a exposição será complementada com um vasto conjunto de actividades paralelas dirigidas a diversos públicos, incluindo escolas, nas quais se incluem ainda cinco visitas guiadas pelo comissário científico.

 

Back To Top