skip to Main Content

DESIR Winter School “Shaping new approaches to data management in arts and humanities”

DESIR Winter School “Shaping New Approaches To Data Management In Arts And Humanities”

Ocorreu entre os dias 10 e 13 dezembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a escola de inverno em Humanidades Digitais “Shaping new approaches to data management in arts and humanities”. O curso intensivo planejado pela equipe do projeto Desir (DARIAH ERIC Sustainability Refined), no esforço conjunto entre DARIAH, Nova FCSH e ROSSIO, contou com vinte bolsas de participação disponibilizados para estudantes e acadêmicos de toda a união União Europeia.

Espaço comum dos seminários na Nova FSCH. Fonte: ©DESIR – DARIAH ERIC Sustainability Refined.

Baseada majoritariamente no conceito de FAIR Data, a programação de quatro dias foi marcada pela fala de diferentes especialistas, nos seminários em “Data in Humanities” (Erzsébet Tóth-Czifra),”Copyright e Open Licensing” (Walter Scholger), “Open Research Notebooks” (Javier de La Rosa), “Data Management Plan” (Antónia Correia), “Data Citation” (Frances Madden) e “Innovative Publishing Practices” (Delfim Leão).

Frances Madden – Data Citations & PIDs. Fonte: ©DESIR – DARIAH ERIC Sustainability Refined.

Aliada a essa componente de discussão majoritariamente teórica, foram realizadas ainda quatro visitas guiadas, à Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), ao Arquivo PT; à Biblioteca Nacional de Portugal e à Torre do Tombo. Essas visitas tiveram como objetivo a apresentação da infraestrutura tecno-informacional das respectivas instituições, incluindo seu trabalho de preservação e de organização maciça de dados de relevância na produção de conhecimento nacional.

Para reforçar os conteúdos apresentados nos seminários e nas visitas guiadas, o evento também promoveu, no penúltimo dia, um panorama dos modos de produção, estruturação e preservação multimedia de dados em território português. Tal cenário foi brevemente apresentado por meio de uma mesa-redonda com a participação de alguns dos principais nomes à frente dessa discussão.

Mesa-redonda com a participação de João Nuno Ferreira, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Unidade FCCN (moderador); Joana Paulino, ROSSIO, NOVA FCSH (a representar a coordenadora da Infraestrutura); António Manuel Horta Branco, Clarin-PT/ FCUL (coordenador da Infraestrutura); Marta Catarino Lourenço, PRISC/ U. Lisboa (coordenadora da Infraestrutura); Luis Teixeira, CCD – Centro de Criatividade Digital (Investigador Principal da Infraestrutura); João Mimoso, E-RHS.pt – LNEC e Daniel Alves, Laboratório de Humanidades Digitais – NOVA FCSH (coordenador). Fonte: ©DESIR – DARIAH ERIC Sustainability Refined.

Muito além do trabalho de introdução crítica às métricas de manuseio e de compartilhamento sustentável de dados, a proposição deste curso intensivo tem também seu mérito ao engajar um diálogo prolífico entre os seus participantes, marcado pelo intercâmbio de diferentes perspectivas, perpassando positivamente as fronteiras linguísticas e geográficas que nos separam. Forma-se uma comunidade científica em Humanidades Digitais mais consciente de si mesma, e apta ao trabalho em conjunto.

Participantes e equipe da Winter School Desir. Fonte: ©DESIR – DARIAH ERIC Sustainability Refined.

Fonte: DESIR Winter School “Shaping new approaches to data management in arts and humanities”

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top