Skip to content

Docente e Aluno de Engenharia Informática distinguidos no Encontro Ciência 2024 @ UBI

Publicado em: Docente e Aluno de Engenharia Informática distinguidos no Encontro Ciência 2024 @ UBI

Ricardo Campos e Rodrigo Silva, respetivamente, docente e aluno da licenciatura em Engenharia Informática da Universidade da Beira Interior (UBI), foram distinguidos com uma menção honrosa e um prémio monetário de 1.900€ pela Associação DNS.PT, no âmbito do Prémio Arquivo.pt 2024 pelo desenvolvimento do ArquivoNC — o arquivo web do jornal Notícias da Covilhã.

O trabalho da autoria de Rodrigo Silva, com orientação do docente do Departamento de Informática, Ricardo Campos, promove a utilização do Arquivo.pt como ferramenta de investigação e aprendizagem no contexto do projeto final de curso em Engenharia Informática da UBI.

O ArquivoNC disponibiliza o acesso a uma década de páginas web do jornal Notícias da Covilhã, a partir das notícias preservadas pelo Arquivo.pt entre 2009 e 2019. Através do website, os utilizadores podem aceder a mais de 2.600 notícias, 1.327 imagens e 372 capas do jornal, permitindo aos covilhanenses recordar factos e figuras da cidade.

Além das funcionalidades de pesquisa, foram adicionadas nesta plataforma, através do recurso a ferramentas de inteligência artificial, a recomendação de peças noticiosas mais antigas e a possibilidade de ouvir as notícias em áudio. Os utilizadores podem ainda subscrever uma newsletter semanal com as notícias mais relevantes do passado, na semana em curso.

Arquivo.pt é uma unidade da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O Prémio Arquivo.pt conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e tem por objetivo galardoar trabalhos inovadores realizados com base na informação histórica preservada pelo Arquivo.pt. O júri da edição deste ano contou com Catarina Tente (professora de Arqueologia da Universidade Nova de Lisboa), Fernando Mira da Silva (professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa), Mafalda Furtado Mendonça (responsável do centro de educação TUMO Portugal), Maria João Valente Rosa (demógrafa da Universidade Nova de Lisboa) e Pedro Sousa Pereira (jornalista da Agência Lusa).

A entrega do prémio, a cargo da Presidente da FCT Madalena Alves, decorreu no dia 5 de julho, durante a cerimónia de encerramento do Encontro Ciência 2024, no Centro de Congressos Alfândega do Porto.

Back To Top