Skip to content

Educação em Revista completa 39 anos em publicação de pesquisas acadêmicas: entrevista com o editor

Publicado em: Educação em Revista completa 39 anos em publicação de pesquisas acadêmicas: entrevista com o editor

Suzana dos Santos Gomes, Editora chefe da Revista Educação em Revista, Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – FaE/UFMG, Diretora de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Logo do periódico Educação em Revista.

Apresento aqui a entrevista com o editor-chefe da Educação em Revista (EDUR): Eucidio Pimenta Arruda, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Programa de Pós-Graduação em Educação. O professor apresenta a sua trajetória na EDUR, bem como os desafios presentes e futuros para a manutenção da qualidade e gratuidade. 

[SUZANA DOS SANTOS GOMES – SSG] Gostaríamos que começasse falando a respeito do histórico do periódico. Quando a Educação em Revista foi de fato concebida e como o trabalho do periódico tem evoluído ao longo dos últimos anos?

[EUCIDIO PIMENTA ARRUDA – EPA]  A Educação em Revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Foi criada em 1985, inicialmente com edição semestral, posteriormente com edições trimestrais e quadrimestrais. Em 2016, a revista optou pelo formato exclusivamente eletrônico e, a partir de 2017, pela publicação em fluxo contínuo, que possibilita maior agilidade e maior transparência na tramitação dos manuscritos. 

Em 2021, a Educação em Revista, em um movimento de vanguarda na área de publicações científicas brasileiras em Educação, passou a adotar em sua política editorial a aceitação de preprints, a disponibilização de materiais suplementares da pesquisa e a abertura do processo de peer review, em consonância com a Ciência Aberta. Atualmente a Revista encontra-se em um movimento intenso de internacionalização, com a publicação de todos os artigos traduzidos para a língua inglesa. 

[SSG] E quem são as pessoas responsáveis por todo este trabalho? Como é organizada a equipe editorial da Educação em Revista?

[EPA] A Educação em Revista possui equipe técnica com formação continuada em editoração científica. Possui uma funcionária permanente que realiza as atividades de gestão administrativa da Revista. Existem três editores-chefe que acompanham todo o processo de editoração acadêmica da revista. Há ao menos 11 editores adjuntos que atuam na interlocução entre autores e avaliadores. Existem iniciativas de formação continuada da equipe, visando a melhoria contínua dos fluxos e processos de trabalho editoriais. 

[SSG] Qual tem sido a missão do periódico desde sua concepção?

[EPA] Temos como missão contribuir para a divulgação de conhecimento científico no campo da educação, produzido por pesquisadores (as) de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. 

A revista publica em português, inglês e/ou espanhol, manuscritos originais de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, que contribuam efetivamente para o debate acadêmico sobre as várias dimensões da educação.

[SSG] Considerando os aspectos destacados, quais são os principais fatores que contribuem para a excelência da Educação em Revista tanto a nível nacional quanto internacional?

[EPA] Nossa equipe técnica e acadêmica é altamente qualificada e profissional, com tempos de trabalho dedicados exclusivamente à revista, além do fato de que a gestão acadêmica do periódico é altamente qualificada, com vistas a garantir excelência na avaliação e publicação de artigos com alto impacto na comunidade científica. Atualmente, nossa sustentabilidade financeira é garantida pela gestão da equipe editorial e pelo financiamento do Programa de Pós-Graduação em Educação, por meio de cessão de funcionários para atuar na Educação em Revista. Tudo isso, soma-se à experiência de 39 anos na edição e publicação de artigos científicos de alta relevância nacional e internacional.

Autorretrato de Eucidio Pimenta Arruda. Na foto, ele está usando uma jaqueta marrom com o zíper fechado até perto do pescoço, sobre uma camisa azul-marinho, e óculos de grau com armação retangular. Seu cabelo é preto, curto, e ele está sorrindo. O fundo desfocado mostra algumas árvores.

Imagem: arquivo pessoal do entrevistado.

[SSG] A respeito da sustentabilidade financeira mencionada, poderia fornecer mais detalhes sobre as estratégias específicas que a Educação em Revista tem implementado para assegurar sua continuidade como uma publicação gratuita e de acesso aberto?

[EPA] Desde 2019, Educação em Revista encontra-se em um processo de reestruturação de todo o seu processo de gestão, com objetivo reduzir custos e garantir melhor sustentabilidade financeira.

Adotamos a utilização de templates/modelos de diagramação dos artigos, reorganizamos os fluxos de trabalho editorial e estamos em um processo de implementação de nova organização do trabalho de editores e equipe técnica com vistas à diminuição de custos. 

Este movimento se fez necessário em função de um contexto nacional e internacional de redução intensa de investimento na produção científica. 

Busca-se com estas ações garantir que a Educação em Revista permaneça sendo uma publicação gratuita e aberta para autores e leitores. 

A participação em editais de financiamento de agências como CNPq e FAPEMIG são importantes, mas não garantem regularidade de financiamento. 

[SSG] Em se tratando do processo de publicação da Educação em Revista, quanto tempo, em média, leva desde o envio de um manuscrito até sua publicação? 

[EPA] O tempo médio de recepção, avaliação e publicação de manuscritos no periódico é de aproximadamente 07 meses. 

[SSG] De que maneira a Educação em Revista tem lidado com as novas tendências editoriais nacionais e internacionais, como a Ciência Aberta e o multilinguismo?

Educação em Revista se posiciona como um periódico aberto às inovações editoriais, buscando incorporar as tendências nacionais e internacionais, tais como a Ciência Aberta, a tradução de 100% de seus manuscritos para a língua inglesa e a incorporação de práticas profissionais no processo de gestão editorial.

[SSG] Quais são os planos em andamento para expandir a presença internacional do periódico e aumentar sua visibilidade?

[EPA] Educação em Revista encontra-se em uma ação intensiva de internacionalização. Desde 2021, todos os artigos publicados em língua portuguesa ou espanhola são traduzidos para o idioma inglês, permitindo a ampliação de seu público de leitores, bem como permitir maior interlocução de autores da América do Sul com autores e leitores com domínio da língua inglesa.

Estamos em fase de avaliação dos indexadores Scopus e Web of Science, com vista a ampliarmos as bases de divulgação da revista.

Espera-se, com estas ações, que a revista tenha impacto global em termos de qualidade e divulgação científica. 

Sobre o entrevistado

Eucidio Pimenta Arruda possui experiência em políticas públicas educacionais na área de Tecnologias Digitais e Educação a Distância. Atua como editor-chefe da Educação em Revista desde 2019. Possui pesquisas na área de Inteligência Artificial, Educação e Formação de Professores. 

Semana Especial Educação em Revista

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Educação em Revista – Site | Instagram | Twitter | LinkedIn

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GOMES, S.S Educação em Revista completa 39 anos em publicação de pesquisas acadêmicas: entrevista com o editor [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/06/03/entrevista-com-o-editor-da-educacao-em-revista/

Fonte: Educação em Revista completa 39 anos em publicação de pesquisas acadêmicas: entrevista com o editor
Feed: SciELO em Perspectiva
Url (Fonte): humanas.blog.scielo.org
Back To Top