Skip to content

Entre as raízes e os astros: A. Ramos Rosa em diálogo

Publicado em: Entre as raízes e os astros: A. Ramos Rosa em diálogo

CHAMADA de ARTIGOS

 

Entre as raízes e os astros: António Ramos Rosa em diálogo

Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Casa dos Livros

17 e 18 de Outubro de 2024

 

Quando é que verdadeiramente nasce um/a Poeta? Sendo difícil, senão mesmo impossível, determinar esse momento, é costume associá-lo à data de nascimento do próprio indivíduo. Trata-se de uma ligação compreensível, embora simplificadora e, por isso mesmo, ilusória.

Ao certo, nunca se saberá quantos anos tem a poesia do autor d’O Grito Claro; de qualquer modo, mais do que medir-lhe a duração até ao presente, estamos interessados em pensar e contribuir para a respetiva posteridade, razão pela qual o centenário que, em 17 de Outubro de 2024, o calendário irá assinalar a propósito de António Vítor Ramos Rosa, na nossa perspetiva, não funciona senão como um pretexto e um marco simbólico.

Assim, no seguimento do projeto exploratório que nos congrega neste momento – “Ver a Árvore e a Floresta. Ler a Poesia de António Ramos Rosa à Distância” (10.54499/2022.08122.PTDC) –, e enquadrado na atividade científica e cultural do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (10.54499/UIDB/00500/2020), pretendemos reunir um conjunto de especialistas e leitores da obra ramos-rosiana para partilhar e debater pistas de (re)leitura das ramificações – de natureza poética, filosófica, artística… – que a sua extensa obra continua a suscitar.

Tendo presente a profunda vocação relacional do poeta de Círculo Aberto, de que são reflexo as suas leituras e réplicas a autores de várias latitudes e gerações, é nosso objetivo promover a inquirição de renovadas perspectivas de abordagem do universo criativo ramos-rosiano no contexto geral da poesia e da arte contemporâneas, de forma a exponenciar o espírito dialógico que sempre o moveu.

O Colóquio, que decorrerá nos dias 17 e 18 de Outubro de 2024, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e na Casa dos Livros, terá como foco principal explorar as relações intertextuais e intersemióticas na (e com a) obra de Ramos Rosa, assim como desenvolver leituras da sua poética à luz de novos questionamentos e diferentes áreas do conhecimento.

Serão, por conseguinte, privilegiados os seguintes eixos de análise:

Raízes: diálogos na obra de António Ramos Rosa
• Ramos Rosa leitor em diálogo com outros autores
• Ramos Rosa criador em diálogo com outras artes
• Diálogos com outras áreas do saber e do conhecimento

 

Ramificações: diálogos com a obra de António Ramos Rosa
• Autores (nacionais ou estrangeiros) em diálogo com Ramos Rosa
• Releituras críticas, poéticas e artísticas da obra ramos-rosiana
• Articulações e prolongamentos à luz de novas perspectivas teóricas e críticas: ecocrítica, pós-humanismo, novos materialismos, neurociências…

 
Convidamos ao envio de propostas de comunicação sob a forma de resumo (máx. 300 palavras) até 30 de Maio de 2024. Este deve ser acompanhado por uma nota biográfica (100 palavras), a enviar para ramosrosa.coloquio2024@gmail.com.

 

Os Organizadores,
Ana Paula Coutinho (FLUP/ILCML)
Bruno Ministro (ILCML)
Helena Costa Carvalho (ILCML)

 

Consulte a chamada em PDF

Back To Top