skip to Main Content

ESEC participa no estudo “As Crianças e os jovens em isolamento social”

O momento que vivemos é atípico e há dificuldades pelas quais todos estão a passar. Neste sentido, o Instituto de Apoio à Criança (IAC) e a UNICID da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESE-IPC), em parceria com a Estrelas & Ouriços, promovem um estudo, usando um questionário destinado às crianças e aos jovens entre os 7 e os 17 anos, com o objetivo de apurar como estão a viver o período de isolamento social. 

Estamos a passar por uma situação difícil e, por isso, importa saber como as crianças, os jovens e as suas famílias estão a viver este tempo de confinamento, propício a sentimentos como a ansiedade, o medo, o aborrecimento e o enquadramento de novas rotinas.

Para tentar apurar algumas das dificuldades que estão a ser sentidas, o Instituto de Apoio à Criança (IAC), a UNICID da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESE-IPC) e o Estrelas & Ouriços (E&O), desenvolveram um questionário dirigido a crianças e a jovens entre os 7 e os 17 anos. Estes parceiros, realizaram em 2018 o trabalho de investigação Portugal a Brincar, coordenada pelo Professor Rui Mendes da UNICID, envolvendo então o estudo do comportamento lúdico de crianças até aos 10 anos, sendo previsível o seu follow-up em 2020. 

Será que estão a ser tidas em conta as normas de segurança sugeridas pela Direção-Geral da Saúde e a ser compreendida a importância/necessidade de estar em isolamento? Através de que redes sociais se tem mantido o contacto com amigos e familiares? Os horários têm sido cumpridos e integrados numa rotina diária?

Relativamente à escola, tem acontecido ensino à distância? Tem havido contacto regular com os professores? São muitas as saudades da escola e dos colegas?

As perguntas são muitas e as respostas ainda são poucas face à situação recente de pandemia, e consequente quarentena, que estamos a viver e que trouxe enormes alterações físicas e emocionais à vida de todos, nomeadamente à das camadas mais jovens da população. Será que percebem e que se adaptaram bem a estas mudanças?

É para apurar de que forma está a correr esta fase nunca dantes vivida, que se pretende o preenchimento deste inquérito por crianças e jovens, que podem ser ajudados pelos pais ou outros familiares. Partindo de um questionário simples, o questionário tem um tempo de preenchimento estimado de 10 minutos e as respostas são anónimas e confidenciais.

Os dados serão analisados pelo IAC e pela Unidade de Investigação Aplicada em Ciências do Desporto (UNICID) da ESE-IPC, que farão a sua análise a ser divulgada em Portugal em parceria com a revista Estrelas & Ouriços. 

Qualquer dúvida que surja pode ser esclarecida através do email iac-humanizacao@iacrianca.pt com o assunto “As crianças e jovens em isolamento social – Estudo”.

Recorde-se que o Instituto de Apoio à Criança disponibiliza uma linha de apoio gratuita SOS Criança (116 111) de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

A equipa de psicólogos do Instituto também pode ser contactada pelo WhatsApp, através do número 913 069 404 ou do email soscrianca@iacrianca.pt.

Partilhe o link do questionário – https://forms.gle/rgk96SfzZAWxhv7y5 – com crianças, adolescentes e jovens da sua família e seus amigos.

O seu contributo é essencial.     

Fonte: ESEC participa no estudo “As Crianças e os jovens em isolamento social”

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top