Skip to content

Europeana Research Grants Programme 2017

Na Estratégia Europeia do Património Cultural para o século XXI, o Conselho da Europa reconheceu que «o património civil, em todos os seus componentes, tangíveis e intangíveis, é um fator chave para a reorientação de nossas sociedades com base no diálogo entre culturas, respeito pelas identidades e diversidade, e um sentimento de pertença a uma comunidade de valores. O património cultural pode desempenhar o papel fundamental de construir, negociar e afirmar identidade» (2017, página 6).

Os candidatos deverão criar projetos de pesquisa individuais que façam uso do conteúdo do Europeana Collections para mostrar e explorar o tema do diálogo intercultural. Os candidatos devem usar ferramentas e métodos de última geração em humanidades digitais para abordar uma questão de pesquisa específica. A aplicação desses métodos deverá empregar tanto quanto possível a plataforma Europeana (por exemplo, a API ou os metadados).

São aceites candidaturas de estudantes de pós-graduação, de doutoramento, ou de estudantes em início de carreira, em qualquer campo dentro das ciências humanas, sociais, da informação ou da arquivística.

O prazo de candidaturas foi prorrogado até 12 de novembro. As propostas serão revistas no início de dezembro de 2017 e a lista dos projetos selecionados (até 3) será anunciada pouco depois.

Só são aceites propostas de pesquisadores afiliados a uma instituição da UE.

Visite a página principal do Programa e inspire-se pelos vencedores do último ano.

Fonte: Europeana Research Grants Programme 2017: call for submissions and guidelines for applicants

Back To Top