Filmes da UBI brilham em festivais nacionais @ UBI
Maria Contreras e Kelly Ambrozzio são as autoras de “Catarse”, trabalho desenvolvido no Mestrado em Cinema, da Universidade da Beira Interior (UBI), que foi galardoado no PORTO FEMME – International Film Festival. O filme, realizado por duas estudantes da UBI, venceu o prémio para Melhor Curta Experimental da Competição “Estudantes”, no evento anual organizado pela XX Element Project – Associação Cultural, para promover os trabalhos artísticos realizados por mulheres.
O certame decorreu entre os dias 18 e 22 de junho, e o filme da UBI fez porte de uma seleção de 116 filmes de origem europeia, americana, asiática e africana.
Com aproximadamente quatro minutos, a curta-metragem centra-se na catarse, “retratada por dois retratos distorcidos em vídeo, inspirados na obra existencialista do artista Francis Bacon”, de acordo com a sinopse. Maria Contreras e Kelly Ambrozzio são duas estudantes originárias da Colômbia e do Brasil, respetivamente, que escolheram a UBI para continuar a formação pós-graduada.
O júri que avaliou as obras integrou a realizadora Raquel Freire, elementos de outros festivais de Cinema e elementos do mundo académico.
Noutro festival, o FEST – New Directors New Films Festival há dois filmes da UBI em competição. “Direito à Memória”, de Rúben Sevivas, desenvolvido no Mestrado em Cinema, e “Teus Braços, Minhas Ondas”, de Débora Gonçalves, realizado no âmbito da Licenciatura em Cinema, então selecionado para a competição oficial do Grande Prémio Nacional, Competição de Curtas-Metragens Nacionais.
O FEST arranca hoje e prolonga-se até 1 de julho, colocando o foco nos talentos emergentes do cinema mundial.