Skip to content

GUY VELOSO no IEB | Instituto de Estudos Brasileiros

Publicado em: GUY VELOSO no IEB | Instituto de Estudos Brasileiros


No próximo dia 25 de novembro, pelas 14h, na sala do Instituto de Estudos Brasileiros, o fotógrafo brasileiro Guy Veloso falará do trabalho que resultou no livro Penitentes – dos Ritos de Sangue à fascinação do fim do mundo, resultado de 17 anos de pesquisa da Encomendação das Almas, onde documentou 203 grupos religiosos laicos (a grande maioria até então desconhecidos) nas cinco regiões do Brasil.

Guy Veloso nasceu e trabalha em Belém do Pará, metrópole de dois milhões de habitantes no coração da Amazónia. É fotógrafo independente desde 1988. Foi curador-chefe de Fotografia Contemporânea Brasileira na XXIII Bienal Europalia Arts Festival, Bruxelas-Bélgica, 2011/12. Integra os acervos Essex Collection of Art from Latin America (ESCALA), Colchester-Inglaterra; Coleção Nacional de Fotografia, Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal; Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro; Coleção Joaquim Paiva/Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; MAR- Museu de Arte do Rio; MAM-Museu de Arte Moderna de São Paulo e Pirelli / MASP. Possui um dos mais completos bancos de fotografias e vídeos no assunto “religiosidade brasileira”.

unnamed

“Encomendação de Almas” é uma tradição quase desconhecida onde grupos laicos saem às ruas em pequenas cidades e vilarejos do interior brasileiro, orando pelas “almas perdidas”. Parte destas confrarias praticam a autoflagelação ritual. Veloso percorreu o país por 17 anos pesquisando este costume religioso (com origens na Europa medieval), somando mais de duzentas ordens religiosas documentadas em 13 Estados do Brasil.

A sessão será presencial e o acesso é livre.

Fonte: GUY VELOSO no IEB | Instituto de Estudos Brasileiros
Feed: Instituto de Estudos Brasileiros
Url: www.ieb.uc.pt
Back To Top