Publicado em: História da Historiografia #EP 50: Reinhart Koselleck e a hermenêutica
Neste episódio, o historiador Gabriel Barroso Vertulli Carneiro analisa a crítica koselleckiana à pretensão de universalidade da hermenêutica a partir do exame de alguns aspectos do seu embate com Hans-Georg Gadamer. O objetivo do autor é mostrar que talvez Koselleck e Gadamer concordassem um com o outro, ou que talvez eles estivessem apenas olhando o problema da hermenêutica a partir de prismas diferentes.
Conheça o artigo “A crítica de Reinhart Koselleck à primazia hermenêutica: um outro olhar sobre a controvérsia com Hans-Georg Gadamer”, publicado no v.15 n.40 (2022) da revista História da Historiografia. DOI: https://doi.org/10.15848/hh.v15i40.1955
Acesse o episódio também pelas plataformas Deezer e Google Podcast.
Créditos: Locução de Ilda Andreata Sesquim (UFOP), Coordenação de João Ohara (UFRJ) e colaboração de Helena Paulo de Almeida (UFOP)
Créditos na imagem: Reprodução.
SOBRE O AUTOR
Doutor e mestre em História pela PUC-Rio. Graduado em História e em Filosofia pela UFRJ. Foi professor substituto de Teoria e Metodologia da História da UFRJ de março de 2019 a fevereiro de 2021. Participou como bolsista de IC do projeto PROCAD UFRJ-UFG-UFRGS: “Substância: Evoluções e formulação de uma noção filosófica” de 2015 a 2017, sob a orientação do Prof. Dr. Pedro Costa Rego. Foi monitor bolsista da disciplina “Teoria e Investigação Histórica” em 2012, ministrada pelo Prof. Dr. Felipe Charbel. Participou como bolsista de IC do projeto “Oficina de história das práticas de representação” entre 2010 e 2011, sob a orientação da Profª Drª Andrea Daher. Foi bolsista de mestrado (CAPES) de 2014 a 2015. Foi bolsista de doutorado (CNPq) de 2017 a 2021. Tem interesse nos seguintes temas: Teoria da História; História da Historiografia; História da Filosofia; Filosofia Continental Contemporânea.