skip to Main Content

Histórias, Memórias e Novas Narrativas da/na Emigração

Napontadalingua

Histórias, Memórias e Novas Narrativas da/na Emigração
23 e 24 de julho de 2018
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)

O Colóquio Histórias, Memórias e Novas Narrativas da/na Emigração visa aprofundar o conhecimento sobre formas criativas de expressão da identidade portuguesa em comunidades da diáspora. Partindo dos três países participantes do projeto “Na Ponta da Língua: Histórias, Memórias e Inovação na Emigração” (Brasil, EUA, e França), bem como do foco nas questões da língua, cultura e corpo como manifestações e suporte de identidades e identificações, o objetivo é reunir especialistas e leigos que no mundo académico, nas ciências sociais, na comunicação social, na literatura e nas artes, se dediquem à emigração portuguesa a partir de olhares e práticas inovadoras.

Em simultâneo, o Colóquio visa ampliar redes de pesquisa e de colaboração entre profissionais nacionais e internacionais que venham desenvolvendo investigações interdisciplinares e criativas focadas nas pessoas concretas que são os e as migrantes, nas suas histórias, memórias, desejos e projetos de vida entre Portugal e os países de imigração.

O Colóquio é promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com o apoio do Center for Portuguese Studies da Universidade de Berkeley (Califórnia), Departamento de Estudos Portugueses e Espanhóis da Universidade de Rutgers (Newark), CRILUS da Universidade de Paris-Nanterre e do Museu da Pessoa (São Paulo).

Objetivos

  • Discutir e aprofundar expressões da identidade na diáspora, no âmbito de um movimento de desconstrução, reinvenção, inovação face aos estereótipos;
  • Desenvolver olhares cruzados, interdisciplinares e artisticos, que permitam (re)conhecer versões complexas e diversificadas da identidade;
  • Promover o intercâmbio de experiências que tomem a memória, língua, cultura, corpo e as abordagens biográficas e (auto) biográficas como objeto de pesquisa, de ação, de reivindicação identitária, nas suas diferentes vertentes;
  • Socializar resultados cujos objetos contemplem aspectos teórico-metodológicos da pesquisa biográfica e (auto)biográfica, bem como outras dimensões de investigação-formação-ação com recurso ao teatro, memória social, literacias digitais, repertórios linguísticos, artes em geral.

Eixos Temáticos

I – Vidas, (auto)biografias e práticas de memória e de reinvenção da identidade na emigração.

II – Língua e cultura em contextos migratórios: centramentos e descentramentos referenciais.

III – Documentação narrativa, escritas de si, corpo e performatividade identitária, educação formal e informal da portugalidade na diáspora.

IV – Espaços biográficos, artes e cultura na interseção de pertenças múltiplas.

Envio de propostas até dia 10/05/2018, através do email napontadalingua@ces.uc.pt
Divulgação dos Resultados da avaliação dos trabalhos 7/06/2018

Procedimentos para inscrições

Modalidades de trabalhos:

– Comunicação Individual
– Poster ou video

Condições gerais para inscrição de trabalho

– Cada participante pode inscrever um trabalho como autor principal ou como coautor;
– Não é permitida a inscrição de trabalhos assinados por mais de três coautores;
– Em caso de trabalhos em coautoria os c-autores terão obrigatoriamente que inscrever-se: 50 Euros Estudantes, 100 Euros Investigadores, Professores, Profissionais.

Envio do resumo

Os resumos (entre 300 e 500 palavras) devem ser enviados em formato Word para o seguinte endereço: napontadalingua@ces.uc.pt

Normas para o resumo

– Antes do título e do resumo, deve indicar o eixo temático a que se vincula o trabalho.
– O texto deve ser configurado em tamanho A4, em versão recente do Word for Windows, fonte Times New Roman (corpo 12), entrelinhas simples, texto justificado, margens em 2,5 cm.
– No alto da página, em maiúscula e a negrito, deve constar o título do trabalho (deixar uma linha de espaço). Em seguida, deve(m) constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), imediatamente seguidos da identificação da(s) instituição(ões)
– Indicar o endereço eletrónico (deixar uma linha de espaço).

Sessão de comunicação Individual

O resumo da Comunicação Individual deve ter entre 200 e 300 palavras; fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento simples; sem parágrafo; sem bibliografia; sem notas; sem figuras (apenas texto), vinculando-se a um dos eixos temáticos. As Comunicações Individuais serão posteriormente agrupadas em Sessões de Comunicações Coordenadas pela Comissão Organizadora do Simpósio.

Observações:

1. Os textos completos devem ser entregues após a apresentação do trabalho. A data e as normas sobre a organização do texto serão indicadas na carta de aceitação;
2. Não haverá devolução do valor da taxa de inscrição;
3. Os trabalhos aprovados só poderão ser apresentados pelos respectivos autores e/ou coautores.

Organização: Projeto Na Ponta da Língua e Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra

Apoio Científico: CES e Fundação para a Ciência e Tecnologia

Apoio: CES e Fundação Calouste Gulbenkian

Comitê Científico

Elsa Lechner – CES (Coordenadora)
Deolinda Adão – Universidade da California em Berkeley
Graça Capinha – CES/FLUC
Graça dos Santos – Université Paris Nanterre
Jacinto Godinho – RTP e Universidade Nova de Lisboa
José Manuel Esteves – Instituto Camões, Paris
Karen Worcman – Museu da Pessoa
Kimberly da Costa Holton – University Rutgers-Newark
Manuel Antunes da Cunha – Universidade Católica Portuguesa
Maria Clara Keating – CES/FLUC
Michèle Koven – University of Illinois
Onésimo Teotónio de Almeida – Brown University
Ricardo Correia – ESEC e Casa da Esquina

Fonte: Na Ponta da Língua

Back To Top