skip to Main Content

IHC tem nova Comissão de Aconselhamento — Notícias — IHC

IHC Tem Nova Comissão De Aconselhamento — Notícias — IHC

Publicado em: IHC tem nova Comissão de Aconselhamento — Notícias — IHC

Após aprovação no Conselho Científica do IHC, no final de 2019, foi constituída uma nova Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico (CEPAC) do IHC, com quatro elementos, todos eles associados a instituições académicas europeias. Integram a nova CEPAC Ewa Domanska (Adam Mickiewicz University), Melanie Torrent (Université de Picardie Jules Verne), Stefan Berger (Ruhr-Universität Bochum) e Xosé Manoel Núñez Seixas (Universidade de Santiago de Compostela).

Ewa Domanska é Professora Visitante na Stanford University (EUA) e Professora Catedrática na Adam Mickiewicz University, na Polónia, onde se doutorou em 1995 com uma tese sobre historiografia e a viragem pós-moderna nas humanidades. Os seus interesses de investigação centram-se na historiografia e teoria da história, usos do passado e estudos de genocídios.

Melanie Torrent é Professora na Université de Picardie Jules Verne, em França, tendo também sido docente na Université Paris Diderot (2006-2019) e investigadora no Institute of Commonwealth Studies, University of London (2013-1019). A sua investigação actual foca-se nos impactos do fim do Império na sociedade britânica, redes diplomáticas e a construção europeia, colonialismo e anti-colonialismo. É membro do comité editorial da The Round Table: The Commonwealth Journal of International Affairs.

Stefan Berger é Director do Instituto dos Movimentos Sociais na Ruhr-Universität Bochum, Alemanha, e professor de História Social na mesma universidade. Doutorou-se na University of Oxford, em 1990, com uma análise comparativa do Partido Trabalhista e o SPD no início do século XX. É especialista em estudos comparativos do trabalho, estudos de nacionalismo e de identidades nacionais, historiografia e teoria da história, e história do património industrial.

Xosé Manoel Núñez Seixas é Professor Catedrático de História Contemporânea na Universidade de Santiago de Compostela e vice-presidente do Consello da Cultura Galega; entre 2012 e 2018, foi também Professor Catedrático de História Contemporânea da Europa na Ludwig-Maximilians-Universität München, na Alemanha. Doutorou-se no European University Institute, em Florença. É especialista no estudo comparativo dos nacionalismos europeus, estudos migratórios e na história cultural da violência.

A CEPAC está prevista nos Estatutos do IHC e tem como função o acompanhamento e aconselhamento acerca das actividades de investigação desenvolvidas no IHC; o seu mandato é bienal.

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top