InDigit — Elisabete Pereira co-coordena projecto exploratório do IN2PAST
Publicado em: InDigit — Elisabete Pereira co-coordena projecto exploratório do IN2PAST
Revelados os resultados do terceiro concurso de projectos exploratórios do IN2PAST, entre os quatro projectos aprovados para financiamento pelo júri do Laboratório Associado encontra-se “InDigit: Os povos indígenas das Terras Baixas da América do Sul e a transição digital nos museus europeus”, coordenado por Rodrigo Lacerda (CRIA) e Elisabete Pereira (IHC).
O objectivo do projecto é desenvolver um protótipo de repositório digital a partir da colecção do povo indígena Kamayurá (Alto Xingu, Brasil) conservada no Museu Nacional de Etnologia, em colaboração com consultores Kamayurá. Mais especificamente, o projecto vai examinar as diferenças e semelhanças entre as teorias e práticas do Museu e dos Kamayurá, em termos de sistemas de classificação, protocolos de acesso, conceitos de propriedade, regimes de cuidado e noções de temporalidade. Além do coordenador/a, no InDigit participam também ngela Salgueiro e Joana Paulino (IHC), João Leal (CRIA) e Paulo Bernardes (LAb2PT).
Para além do projecto InDigit, “ARIA: Art, Rhythm, Intonaco, Analytics – An Interdisciplinary Study of King João IV’s Musical Library at Vila Viçosa”, liderado por Isabel Pires (CESEM) e Susana Varela Flor (IHA), foi também seleccionado. Nele participam os investigadores do IHC Daniel Alves e Joana Paulino e tem como foco a Biblioteca Musical de D. João IV no Paço Ducal de Vila Viçosa, propondo-se estudar de que formas as metodologias interdisciplinares da história, história da arte, ciência e tecnologia podem ajudar a preservar e compreender o património cultural.
Foram ainda aprovados os projectos “2LEGACY — Exploring the role of raw materials in Portuguese ceramic crafts to bring Lepierre’s legacy to the future”, coordenado por Mathilda Coutinho e Patrícia Moita (HERCULES), e “The Romanesque-style rural church of Portugal: An initial stride towards the complete digitalization by Heritage-BIM. The case study of S. João de Calvos (Guimarães, 13th Cent. AD)”, coordenado por Fabio Sitzia (também do HERCULES) e Jorge Ribeiro (Lab2PT).
Com uma duração máxima de 12 meses, cada projecto recebe um financiamento máximo de 10 mil euros. Os Concursos para Financiamento de Projetos Exploratórios do IN2PAST têm como objectivo contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico nos domínios do património cultural, artes e memória colectiva, e das suas intersecções com os temas da sustentabilidade e do território, perspectivando e conduzindo a investigação do IN2PAST, nomeadamente de forma a reforçar a utilização do conhecimento científico em benefício da sociedade.
Foto: Museu Nacional de Etnologia (Crédito: Dguendel / Wikimedia Commons)
Feed: ihc
Url: ihc.fcsh.unl.pt