skip to Main Content

Justificação notarial – abordagem prática

Justificação Notarial – Abordagem Prática

Publicado em: Justificação notarial – abordagem prática


A justificação notarial constitui uma providência de natureza excecional destinada a facilitar o ingresso dos prédios no registo, suprindo a falta de documentos comprovativos da sua aquisição. Está em causa um meio de que os interessados podem socorrer-se para fazer valer os seus direitos e que muito contribui para viabilizar a transmissão e a oneração dos prédios.

A matéria atinente à justificação continua a merecer referência em legislação mais recente, o que comprova a atualidade do tema e justifica o seu tratamento neste curso de formação, em que se privilegia uma abordagem prática.



Destinatários

O Curso destina-se a advogados, magistrados judiciais e do Ministério Público, conservadores, notários, solicitadores, demais juristas, oficiais dos registos e do notariado e interessados que pretendam maximizar as suas competências teóricas e práticas no âmbito do Registo Predial.



Formadora
Olga Barreto | Exerceu as funções de notária em diversos cartórios notariais. Foi vogal do Conselho Técnico da então Direção-Geral dos Registos e do Notariado – subseção do notariado. Desempenhou também a função de coordenadora do Núcleo do Notariado do Instituto dos Registos e do Notariado e, nessa qualidade, participou ativamente em diversos processos de alteração legislativa realizados em áreas relevantes dos registos e do notariado.



Metodologia de formação

Os temas serão abordados através da disponibilização de videos explicativos, apresentações e textos nos quais se fará o enquadramento das matérias a tratar.

Em permanência estará ao dispor uma área de discussão – Forum de Discussão – destinada a interação entre formandos, formadora e tutor. Ocorrerão videoconferências – em datas a anunciar no início da formação – durante as quais a formadora estará disponível para troca de dúvidas/esclarecimentos com os participantes acerca dos temas abordados no curso.

A formação não prevê avaliação. No final é emitido um certificado de formação.

A formação realizar-se-á com o mínimo de 12 e o máximo de 30 participantes.

 


Organização

UNIFOJ –  Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

unifoj@ces.uc.pt

(+351) 239 855 570 / (+351) 914 140 18




Formação Certificada – Laboratório Associado | DL n.º 396/2007, de 31/12 | DL n.º 125/99, de 20/04 | Estatutos do CES

 


 

Fonte: Justificação notarial – abordagem prática
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: opj.ces.uc.pt
This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top