lazer e contação de histórias como práticas sociais transformadoras
Publicado em: lazer e contação de histórias como práticas sociais transformadoras
As Motricidades do Sul possuem em sua essência a tradição e resistência à dominação colonial e epistêmica por meio de práticas sociais de jogos, lutas, danças, festas, cantos, contação de histórias(s), rituais e criações artísticas com características próprias de povos e comunidades situadas no contexto do Sul, socialmente marginalizados, como os povos originários, autóctones ou indígenas, remanescentes de quilombolas, caiçaras, de bairros periféricos populares e de comunidades rurais que lutam por suas identidades e manifestações. Ancoradas na ciência da Motricidade Humana de Manuel Sérgio, nas Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos e na Pedagogia Dialógica de Paulo Freire, as Motricidades do Sul se constituem, tanto em sua execução quanto intencionalidade, em práticas sociais que não dicotomizam físico e mente, corpo e alma, pessoa e mundo, ser e natureza.
Nesta Oficina são abordados os processos educativos desencadeados em três práticas sociais desenvolvidas por pesquisas em curso e que estão situadas no contexto do Projeto de Cooperação Internacional Motricidades do Sul: Contra o Desperdício da Experiência, a saber: contação de histórias para crianças no espaço hospitalar; o lazer no contexto de abrigo de refugiados/as indígenas venezuelanos/as no Brasil; e o brincar no contexto de um projeto social de lazer para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Neste âmbito, esta iniciativa constitui-se como um diálogo transversal a estes três temas, visando igualmente dialogar com as experiências e conhecimentos dos diversos intervenientes.
Programa
Matheus Oliveira Santos – Perspectivas do lazer enquanto prática social transformadora
Robson Amaral da Silva – Lazer na vida cotidiana de refugiados/as venezuelanos/as
Miriã Martins de Brito – Contação de Histórias com crianças em diferentes contextos
Moderação: Carlos Nolasco (CES)
Notas biográficas
Matheus Oliveira Santos | Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Brasil). Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Realiza estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) com bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Brasil). Educador do projeto social “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer” (VADL) da UFSCar-Brasil. Sócio-pesquisador da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)Participa do projeto de investigação de cooperação internacional “Motricidades do Sul: Contra o Desperdício da Experiência”.
Miriã Martins de Brito | Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Brasil). Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Realiza estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) com bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Brasil). Atua como educadora voluntária no projeto social Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer (VADL) vinculado à UFSCar. Sócia-pesquisadora da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH). Participa do projeto de investigação de cooperação internacional “Motricidades do Sul: Contra o Desperdício da Experiência”.
Robson Amaral da Silva | Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Brasil) e Pedagogia pelo Claretiano – Centro Universitário. Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Realiza estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) com bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Brasil). Sócio-pesquisador da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH). Participa do projeto de investigação de cooperação internacional “Motricidades do Sul: Contra o Desperdício da Experiência”.
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt