Lee Douglas | CIP | Instituto de História Contemporânea
Publicado em: Lee Douglas | CIP | Instituto de História Contemporânea
Biografia
Lee Douglas é antropóloga visual, curadora e realizadora, sendo actualmente bolseira Marie Skłowdowska Curie no Instituto de História Contemporânea na Universidade NOVA de Lisboa.
Combinando investigação académica com iniciativas de produção visual e curadoria, o seu trabalho examina o modo como o passado é reconstruido e o futuro reimaginado através das nossas relações com os resquícios de violência política e mudanças sociais em Espanha, Portugal e América Latina. Actualmente, coordena o projecto “Militant Imaginaries, Colonial Memories”, que analisa os usos indivisuais e colectivos dos vestígios materiais e visuais deixados por eventos históricos interligados: a Revolução dos Cravos, o fim do império e o regresso dos colonos portugueses à metrópole.
Antes de integrar o IHC, foi professora de Antropologia e Cultura Visual na New York University-Madrid e investigadora no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. No seu projecto de livro em curso, “Worlds of Absence“, analisa as intersecções entre ciência forense, modos de documentação e as práticas de produção de imagens durante a escavação de valas comuns na Espanha pós-franquista. Focando-se na circulação de provas forenses, questiona o que é que a relação entre as representações científicas e visuais revela sobre a produção e a mobilização de conhecimento em tempos de austeridade económica e mudança política.
É a coordenadora do projecto “Militant Imaginaries, Colonial Memories: The Visual and Material Traces of Revolution and Return in Contemporary Portugal” (MSCA-IF-2019-895197).