Lucas Facó: apresentação de projeto de tese sobre João Cabral de Melo Neto
Publicado em: Lucas Facó: apresentação de projeto de tese sobre João Cabral de Melo Neto
Como informámos antes, até final do corrente semestre terão lugar na sala do IEB algumas apresentações de tese, por parte de estudantes brasileiros em doutoramento-sanduíche na FLUC. É o caso de Lucas Facó, investigador visitante na FLUC e doutorando do departamento de Teoria e História Literária da UNICAMP, onde desenvolve tese sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto, sob a orientação do Prof. Marcos Siscar.Eis uma apresentação da tese de Lucas Facó:
Razão e violência na obra de João Cabral de Melo Neto.
A tese que apresento tem por objetivo rediscutir o lugar do conceito de razão na obra do poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto. Para isso, faço incidir sobre esse conceito a figura de um outro, uma alteridade, que a razão busca excluir da cena da criação poética, mas que persiste nela sob diversas formas e regimes de compromisso. A essa alteridade dou o nome de violência, inspirado em autores como Nietzsche, Bataille, Derrida e José Guilherme Merquior. Tais autores têm em comum certa desconfiança em relação às divisões estáveis, à simplicidade da exclusividade mútua (como aquela pretendida entre razão e violência), e nos ajudam a pensar outras relações entre razão e violência para além daquela que a obra propõe de maneira mais explícita. Estes compromissos mais profundos entre os dois conceitos são pensados sob duas formas. Primeiro, como uma sobrevivência da violência enquanto um não-dito da poesia, mas que compõe o seu sentido a partir dessa zona-limite entre presença e ausência. Segundo, a violência como um discurso auxiliar da razão, necessária para a narrativa triunfalista do domínio da consciência sobre a linguagem. Narrativa essa que praticamente funda a inteligibilidade da obra de Cabral.
A apresentação do projeto de tese de Lucas faço terá lugar na Sala do IEB, na próxima quinta-feira, dia 3 de outubro, pelas 14h. A entrada é livre.
Feed: Instituto de Estudos Brasileiros
Url: www.ieb.uc.pt