skip to Main Content

Observatório do Trauma – Módulo VI: Gestão de desastres e intervenção em comunidades de risco – Parte II

Publicado em: Observatório do Trauma – Módulo VI: Gestão de desastres e intervenção em comunidades de risco – Parte II


Planos de assistência psicossocial após crise, desastre ou catástrofe. Papel dos vários intervenientes a curto, médio e longo prazo.

Formadoras: Ana Araújo (Psiquiatra, Coordenadora da intervenção em Saúde Mental – Pedrogão, 2017), Sónia Cunha (Psicóloga, responsável nacional CAPIC-INEM).




Programa


15h00 | Sónia Cunha (Psicóloga, responsável nacional CAPIC-INEM)

Planos de assistência psicossocial em contextos de crise, desastre ou catástrofe: Atuação do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM


16h25 | Intervalo


16h40 | Ana Araújo (Psiquiatra, Coordenadora da intervenção em Saúde Mental – Pedrogão, 2017)

Uma comunidade pós-catástrofe – Aspetos de uma intervenção em saúde mental na comunidade pelo SNS




Notas biográficas


Ana Araújo | Psiquiatra, Coordenadora da Equipa Comunitária de Saúde Mental de Leiria Norte. É também Coordenadora da Unidade de Psiquiatria Comunitária do CRIP-CHUC, onde trabalha como Terapeuta de Família no Centro de Terapia Familiar. Tem especializações em áreas como Psicodrama, Terapia Familiar, Gestão de Saúde e Codificação Clínica pela Associação de Médicos, bem como Formação Psicossomática Sami-Ali, Paris e Formação PADIS – Programa de Ensino Superior AESE. É pós-graduada em Direito Biomédico pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e concluiu o Curso de Diagnóstico e Intervenção em Stress Pós-Traumático (2006) e o Curso de Especialização em Antropologia da Saúde do Centro de Bioética da Universidade Católica do Porto. É membro da Associação de Língua Portuguesa para o Estudo do Stress Traumático.




Sónia Cunha  | Licenciada em Psicologia Clínica da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa em 2001 e doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto em 2017. Desde 2004 Psicóloga no Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com função de Responsável Nacional desde serviço desde novembro de 2015. Foi Psicóloga na Equipa de Psicoterapia do Hospital de São José, em Lisboa, de 2001 a 2003.


É Especialista em Psicologia Clínica, por equiparação ao estágio da Carreira de Técnicos Superiores de Saúde, Ramo de Psicologia Clínica, desde 2011, e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, desde 2016.


Docente convidada em diversas Pós-Graduações nas áreas de Enfermagem e Psicologia, sendo a Coordenadora Científica da Pós-Graduação em Intervenção em Crise, Emergência e Catástrofe do Instituto Português de Psicologia, INSPSIC, desde 2015.


É preletora e autora de trabalhos científicos apresentados em diversas reuniões científicas e publicações Nacionais e Internacionais, nas áreas da Psicologia da Saúde, Psicologia de Emergência, Stress em Profissionais e Intervenção Psicológica em Catástrofe, desde 2003.

Back To Top