skip to Main Content

Pode a antropofagia questionar a historiografia?

Pode A Antropofagia Questionar A Historiografia?

Loading Likes…

Nesse episódio do nosso Podcast, os historiadores Mauro Franco Neto e Henrique Pinheiro Costa Gaio apresentam seu artigo “Antropofagia em dois tempos: inverter a história, tensionar o presente ” . Nele, discorrem sobre como a antropofagia, movimento artístico e literário das primeiras décadas do século XX, questiona os problemas relacionados à escrita da história, não somente como um gesto artístico e vanguardista, mas como uma interferência na compreensão de passado, presente e futuro.

 

 


Créditos da imagem: Abaporu, Tarsila do Amaral. 1928.

 

 

SOBRE OS AUTORES

Mauro Franco

Professor de Teoria da História e Historiografia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e doutorando em História pela UFOP. Realizou estágio de doutorado sanduíche na mexicana UAM-Azcapotzalco. Seus interesses de investigação estão relacionados às experiências do tempo e da história em contextos advindos da situação colonial, bem como nas construções identitárias envolvendo países latino-americanos.

 

Henrique Costa Pinheiro Gaio

Henrique Costa Pinheiro Gaio

Graduado em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, possui mestrado e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e realizou pós-doutorado pela Universidade Federal de Ouro Preto com período de pesquisa na Stanford University.

 

 

 

Fonte: Pode a antropofagia questionar a historiografia?

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top