Skip to content

Processo de recuperação da memória histórica comunitária em Cabo Delgado, Moçambique

Publicado em: Processo de recuperação da memória histórica comunitária em Cabo Delgado, Moçambique


Neste seminário temos como objectivo reflectir sobre o trabalho de memória histórica e comunitária em Cabo Delgado, Moçambique num contexto de conflito armado. Os estudos da memória e reconciliação em Moçambique são, provavelmente, uma das questões cruciais para a compreensão da actualidade moçambicana que vive, simultaneamente, uma guerra no Norte (Cabo Delgado), e um processo de DDR (Desarmamento, Desmobilização e Reintegração) no centro (Sofala) e uma dissociação entre a memória ainda activa sobre o que foram e fizeram os heróis da libertação anti-colonial que hoje são as elites políticas contemporâneas.

A partir da História do Tempo Presente como uma perspetiva historiográfica para o estudo da memória, vamos pensar e discutir como desenvolver estratégias metodológicas para a reconstrução das sociedades em situação de guerra e pós-guerra: recuperação da sua presença histórica, envolvimento da sua consciência política e estudo das realidades materiais.

Neste sentido, numa perspectiva feminista e descolonial, analisamos quais as potencialidades e os limites tem a investigação-acção-participativa comunitária através de pedagogias da corporeidade, de estórias de vida e oficinas de memória e de arte, para poder aceder e realizar este trabalho de memória sem causar dano.

Programa

Acolhimento por Teresa Cunha


Intervenção de Gonzalo Vitón


Intervenção de Angela Collet


Intervenção de Terezinha da Silva


Comentários de Teresa Cunha


Discussão

_________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/86345515401 | ID: 863 4551 5401 | Senha: 945750

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.


As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

 


 


 

Fonte: Processo de recuperação da memória histórica comunitária em Cabo Delgado, Moçambique
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt
Back To Top