Skip to content

promovendo práticas, atitudes e conhecimento para a conservação dos polinizadores no Brasil

Publicado em: promovendo práticas, atitudes e conhecimento para a conservação dos polinizadores no Brasil


As universidades têm um papel crucial na aquisição e disseminação de conhecimento, especialmente o conhecimento científico, importante no enfrentamento das ameaças ambientais contemporâneas e para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Os projetos, ações e intervenções de ciência cidadã podem ser úteis na educação, contribuindo para construir pontes entre o conhecimento científico e a sociedade promovendo o engajamento necessário ao enfrentamento das ameças ao meio ambiente.


Para integrar o conhecimento científico na prática educacional, esse conhecimento precisa ser traduzido em uma forma didática, através do processo de transposição didática. A ciência cidadã pode contribuir neste processo, traduzindo o conhecimento científico em prática de ensino. Além disso, os principios e valores da ciência cidadã se alinham aos propósitos da educação tranformadora, defendida por Paulo Freire, que enfatiza o empoderamento do indivíduo para analisar criticamente e promover mudança social.


Nesta apresentação, discutiremos o potencial da ciência cidadã na educação e como ela pode ajudar na ampliação do conhecimento científico e na prática do método científico, apontando possíveis caminhos para sua aplicação na Educação. Trarei como exemplo as ações de ciência cidadã desenvolvidas pela Rede de Pesquisa sobre manejo e Conservação dos Polinizadores (POLINFRUT), com ênfase no projeto Guardiões da Biodiversidade, o qual visa monitorar as interações entre polinizadores e plantas no Brasil, na educação formal e não formal.


Moderação: Rita Campos (CES)

 


Atividade organizada pelo Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação (CC.Edu)

Fonte: promovendo práticas, atitudes e conhecimento para a conservação dos polinizadores no Brasil
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt
Back To Top