Qual a ligação? — Universidade Nova de Lisboa
A NOVA FCSH recebe, a 23 de março, uma mesa-redonda sobre o tema Fotografia e Propaganda no Estado Novo. No debate, que dá o mote para a edição do vol. 12, número 23 da revista Comunicação Pública, participarão Margarida Medeiros, do CIC.Digital, e Pedro Aires de Oliveira, Director do Instituto de História Contemporânea.
A fotografia, muito usada na propaganda política dos regimes totalitários e autoritários, foi também aproveitada pelo Estado Novo, “em particular pelo serviço de edições do Secretariado da Propaganda Nacional, mais tarde designado de Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo“, explica Filomena Serra, investigadora do projecto Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal.
É esta conexão entre fotografia e propaganda, documentada pela análise do arquivo de edições, que estará em discussão e que procurará entender o quanto “as imagens fotográficas” foram “intervenientes ativas na construção da história e do imaginário simbólico” do período do Estado Novo no nosso país.
Este evento servirá ainda para apresentar o número especial online da revista Comunicação Pública, sobre o tema Fotografia e Propaganda no Estado Novo.