Skip to content

Resistir! Começou no CCB e chega ao Museu do Neo-Realismo

Publicado em: Resistir! Começou no CCB e chega ao Museu do Neo-Realismo

A exposição acerca dos portugueses deportados para o III Reich e sujeitos a trabalhos forçados no sistema concentracionário nazi, elaborada inicialmente para o Centro Cultural de Belém, chega agora alargada e renovada ao Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, com o título Resistir! Os Portugueses no Sistema Concentracionário do III Reich.

Esta iniciativa, que conta com o apoio da Câmara de Vila Franca de Xira, é o culminar da colaboração entre o IHC e o município, que começou com o concurso “Vítimas Portuguesas do III Reich”, integrado no projecto europeu FORCED, e que permitiu a visita de um grupo de estudantes da Escola Secundária Professor Reynaldo dos Santos ao Memorial de Mauthausen.

Com inauguração a 14 de Dezembro de 2024, a exposição estará patente, com entrada livre, até 4 de Maio de 2025. A curadoria é da responsabilidade de Fernando Rosas, Ansgar Schaefer e Cláudia Ninhos (IHC), bem como de António Carvalho (Museu Nacional de Arqueologia) e Cristina Clímaco (Universidade de Paris 8 — Vincennes – Saint-Denis).

Apesar da neutralidade de Portugal durante a II Guerra Mundial, várias centenas de portugueses foram deportados, sobretudo a partir de França, para campos de concentração, prisões do regime, campos de prisioneiros de guerra ou forçados a trabalhar para os alemães, quer no interior do Reich, quer nos territórios ocupados. Como explica Fernando Rosas no vídeo abaixo, “esta é uma forma de prestar homenagem àqueles que deram a vida, que deram a saúde, praticamente sem reconhecimento durante muitos anos; é uma forma de convocar essa memória de tanta gente que lutou pela liberdade”.

 

 

 

Back To Top