skip to Main Content

Sessão Aberta sobre o Manifesto para as eleições europeias 2024: Bibliotecas para um futuro sustentável | 16 de maio | 21h30 | formato online

Publicado em: Sessão Aberta sobre o Manifesto para as eleições europeias 2024: Bibliotecas para um futuro sustentável | 16 de maio | 21h30 | formato online

As políticas da União Europeia (UE) são fundamentais para as Bibliotecas na Europa, estruturas que adotam nos seus programas e atividades medidas respeitantes à transição ecológica, a diversidade de competências digitais ou a promoção da democracia. Para que tenham eficácia e qualidade na sua ação, podem e devem beneficiar de apoios, recursos e instrumentos da UE. 

É por isso importante que as prioridades da UE estejam em sintonia com as atividades das Bibliotecas, inclusive a nível local, permitindo e desenvolvendo uma visão partilhada para a área das bibliotecas, tornando esta rede muito mais forte a nível europeu.

São cinco os organismos europeus de Bibliotecas* que elaboraram o Manifesto para as eleições europeias 2024: Bibliotecas para um futuro sustentável. Este Manifesto procura informar e despertar os cidadãos europeus, especialmente os candidatos ao Parlamento Europeu, para o papel que as Bibliotecas desempenham na sociedade e para a sua capacidade de intervenção na construção de um futuro mais justo, democrático, inovador e sustentável.

Movida pela importância desta temática, a BAD, vai promover uma sessão pública de apresentação do Manifesto, tendo convidado candidatos dos partidos com assento parlamentar, ao parlamento europeu para estarem presentes na sessão.

O objetivo é apresentar o Manifesto e receber dos(as) candidatos(as) a eurodeputados(as) impressões e posições sobre as linhas de atuação que a Europa deve adotar, relativamente a este tema.  A sessão terá lugar a 16 de maio, às 21h30, em formato online. Aceda ao link aqui.

A sessão, terá a duração máxima de 1h30, e será moderada por Vasco Trigo.

Programa provisório
21h30 Abertura 
Ana Alves Pereira | Presidente da BAD
21h35 Apresentação do Manifesto 
Zélia Parreira | Vice-Presidente da EBLIDA
21h50 Comentários e posicionamento dos candidatos ao Parlamento Europeu
22:20 Perguntas do público 
Moderação Vasco Trigo | Jornalista
22:45 Encerramento
Paula Meireles | Vice-Presidente da BAD

No Manifesto são identificados cinco eixos de ação, considerados essenciais para a concretização do projeto europeu, para os quais as Bibliotecas podem contribuir de forma ativa:

  1. As Bibliotecas garantem a oportunidade e igualdade de acesso à informação, à cultura e à educação, para todos os cidadãos;
  2. As Bibliotecas contribuem para a formação de cidadãos informados, dotados de espírito crítico;
  3. As Bibliotecas apoiam o desenvolvimento científico e a sua disseminação de forma inclusiva;
  4. As Bibliotecas continuam a ser os locais de salvaguarda e disponibilização da identidade e memória coletivas;
  5. As Bibliotecas desenvolvem, de forma regular, projetos de cooperação com instituições de países parceiros, estendendo a nível global a visão europeia de uma sociedade democrática, livre e justa.

Este Manifesto, agora apresentado, pretende ser uma ferramenta disponível para que as instituições e os profissionais de Bibliotecas de toda a União Europeia divulguem a mensagem e sensibilizem os candidatos a eurodeputados para a importância desta atividade e dos requisitos para que a sua missão seja cumprida.

Esperamos poder contar com a presença de todos para reforçar a importância deste Manifesto junto do poder político e de toda a comunidade.

* EBLIDA – European Bureau of Libraries, Information and Documentation Associations; NAPLE – National Authorities on Public Libraries in Europe; Public Libraries 20-30; LIBER Europe – Association of European Research Libraries e a Secção Europeia da IFLA – International Federation of Libraries Associations and Institutions.

Back To Top