skip to Main Content

Sessões Online Arquivo LdoD | Materialidades da Literatura

Sessões Online Arquivo LdoD | Materialidades Da Literatura

As nossas sessões criativas online são encontros para a leitura e a apropriação dinâmica dos fragmentos do Livro do Desassossego, assim como para a criação colaborativa de edições virtuais temáticas e a escrita de novos textos poéticos, por meio da utilização do Arquivo LdoD. Os encontros são abertos a público diverso: leitores assíduos, fãs de Fernando Pessoa, a comunidade acadêmica (com a participação de estudantes e professores), artistas dos mais diversos tipos, escritores e curiosos. Acompanhe a nossa agenda de sessões e venha tomar um copinho online conosco e recriar o Livro! PS: As sessões criativas fazem parte do projeto Fragmentos em Prática. Para mais informações acesse a nossa página no Facebook: <https://www.facebook.com/fragmentos.pratica/>

 

Sessão 1: Introdução ao Arquivo LdoD

13 de Maio de 2020, Quarta-feira  – 20:00hs (90 minutos)

A primeira sessão apresenta, passo a passo, as principais funcionalidades do Arquivo LdoD por meio dos dez vídeo-tutoriais explicativos do projeto Fragmentos em Prática. Essa introdução vídeo-guiada tem noventa minutos de duração e é acompanhada do grupo de moderação online para tirar dúvidas, experimentar conjuntamente as ferramentas, descobrir novos textos.

Para participar da nossa sala de trabalhos de trabalhos acesse: Sessão 1 – Introdução ao Arquivo LdoD.

Para confirmar a sua participação: Evento Facebook – Introdução ao Arquivo LdoD

 

Sessão 2: Sarau no Arquivo LdoD

20 de Maio de 2020, Quarta-feira  – 20:00hs (90 minutos)

A segunda sessão terá como tema, no esteio da pandemia global, o nosso atual estado de isolamento social. A edição virtual aberta “Não tendo o que fazer” (BNP/E3, 3-12r), será remodelada colaborativamente pelos participantes. Para isso, utilizaremos as ferramentas de pesquisa, leitura, seleção e anotação dos fragmentos do Arquivo LdoD para compor a nossa edição, assim como também discutiremos as sugestões textuais nos termos da poética implícita ao nosso atual estado de introspecção e de recolhimento.

Para participar da nossa sala de trabalhos acesse: Sessão 2 – Sarau no Arquivo LdoD

Para confirmar a sua participação: Evento no Facebook – Sarau no Arquivo LdoD

 

Sessão 3: Oficina LdoD Remix

27 de Maio de 2020, Quarta-feira  – 20:00hs (90 minutos)

A terceira sessão é uma parceria entre os projetos Fragmentos em Prática e Operation Room e tem como tema a criação de gifs-poemas por meio da leitura, anotação e remistura dos fragmentos do Arquivo LdoD. Além da funcionalidade edição virtual, serão utilizados aplicativos de tratamento de imagem, ilustração e composição videográfica de uso aberto, assim como editores textuais ou outra qualquer ferramenta de manipulação digital à escolha dos participantes.

Para participar da nossa sala de trabalhos acesse: Sessão 3 – Oficina LdoD Remix

Para confirmar a sua participação: Evento no Facebook – Oficina LdoD Remix

SOBRE O PROJETO OPERATION ROOM:

Operation Room é um projeto para desenvolver um grupo/comunidade online com o objetivo comum de criar poesia digital baseada nos processos de apropriação e remix (remistura). Os membros desta comunidade partilham, usam e re-utilizam o conteúdo partilhado por todos (texto, audio, imagem, video, código) para criar poesia digital. Para participar, registe-se na aplicação Trello e aceite o convite através deste link: https://trello.com/b/urllx8xi/operation-room-digital-poetry

Para mais informações entre em contato pela página Fragmentos em Prática ou pelo email fragmentos.em.pratica@gmail.com.


Fonte: Sessões Online Arquivo LdoD | Materialidades da Literatura
This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top