skip to Main Content

Simpósio temático: “Os tempos da história: novas perspectivas”

Simpósio Temático: “Os Tempos Da História: Novas Perspectivas”

Loading Likes…

O Seminário Internacional História do Tempo Presente é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina e objetiva aproximar pesquisadores/as de diversos países capazes de contribuir tanto para a compreensão de fenômenos históricos transcorridos ao longo do século XX e início do século XXI como para a reflexão sobre os desafios teóricos e metodológicos de uma História do Tempo Presente. A 4ª edição ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2020 e seu formato foi pensado para garantir participações em níveis diferenciados, sem abrir mão da qualidade das discussões.

O evento conta com treze simpósios temáticos que buscam articular trabalhos de pesquisadores/as interessados/as em refletir sobre a História do Tempo Presente, incluindo o simpósio temático 10: Os tempos da história: novas perspectivas, organizado pelos Prof Dr. Rogério Rosa Rodrigues (UDESC), Prof Dr. Augusto Bruno de Carvalho Dias Leite (UFES) e Prof Dr. Marcelo de Mello Rangel (UFOP).

O objetivo deste Simpósio Temático é reunir pesquisas e pesquisadores que têm problematizado a abordagem do tempo na construção da narrativa histórica contemporânea, em especial as discussões em torno da História do Tempo Presente. Nesse sentido, o ST está aberto a discussões que apresentam análises críticas sobre o tempo em geral, sobretudo o que Benjamin chamou de tempo homogêneo e vazio, que caracterizou determinadas vertentes da pesquisa histórica no século XX. Soma-se a isso as reflexões sobre filosofia da história e história da historiografia contemporâneas que têm pensado o descerramento do tempo cronológico, por exemplo nas novas temporalidades propostas por epistemologias afro-indígenas e feministas, nas possibilidades de abertura para a imediaticidade do acontecimento ou do eterno retorno, a partir das contribuições de Benjamin, Deleuze, Bergson, Nietzsche, Foucault, Ricoeur, Heidegger, Hartog, Koselleck e outros que nos auxiliam na tarefa de pensar o tempo histórico no século XXI.

Para conhecer os demais simpósios e outras atividades relacionadas ao evento acesse o site: https://doity.com.br/historia-tempo-presente-2020

 

 

Fonte: Simpósio temático: “Os tempos da história: novas perspectivas”

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top