skip to Main Content

Touradas e batuques na Imprensa de História Contemporânea — Notícias

Touradas E Batuques Na Imprensa De História Contemporânea — Notícias

Publicado em: Touradas e batuques na Imprensa de História Contemporânea — Notícias

Os editores da Imprensa de História Contemporânea anunciaram que estão a ser ultimadas duas novas obras, a serem publicadas em breve.

O primeiro desses livros, O processo civilizacional da tourada: guerreiros, cortesãos, profissionais e…bárbaros?, da autoria de Fernando Ampudia de Haro, desafia a sabedoria convencional acerca das corridas de touros. A partir de Norbert Elias, Fernando Ampudia de Haro explica como a corrida de touros se civilizou desde a Idade Média até aos nossos dias.

Por outro lado, de Matheus Serva Pereira aborda a história dos “batuques” (um termo que cobre uma variedade de práticas musicais e tipos de performance produzidos por africanos e/ou afrodescendentes) em “Grandiosos batuques”: tensões, arranjos e experiências coloniais em Moçambique (1890-1940), num relato das tensões, das resistências e dos arranjos coloniais entre as populações africanas e os poderes que as subalternizavam nas primeiras décadas do século XX.

Ambos os autores são estrangeiros a trabalhar em Portugal: Fernando Ampudia de Haro doutorou-se em Sociologia na Universidade Complutense de Madrid e é investigador no CIES-IUL e professor na Universidade Europeia, em Lisboa; Matheus Serva Pereira doutorou-se em História Social da África na Universidade Estadual de Campinas e é investigador no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa.

A Imprensa de História Contemporânea é o selo editorial do Instituto de História Contemporânea e tem permanentemente aberta uma chamada para publicações. Até ao momento, publicou três livros: “A Banca ao Serviço do Povo”:Política e Economia Durante o PREC (1974-75), de Ricardo Noronha; Uma Dramaturgia da Violência: Os Filmes de João Canijo, de Daniel Ribas; e O Império e a Constituição Colonial Portuguesa (1914-1974), de António Duarte Silva. Todos estão disponíveis em acesso aberto no site da editora.

 

Fonte: Touradas e batuques na Imprensa de História Contemporânea — Notícias

ID Feed: ihc

Url (Fonte): ihc.fcsh.unl.pt

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top