Skip to content

UBIAN percorre 126 km com um litro de combustível Shell Eco-marathon @ UBI

Publicado em: UBIAN percorre 126 km com um litro de combustível Shell Eco-marathon @ UBI

O UBIAN, carro concebido na Universidade da Beira Interior (UBI), percorreu 126 quilómetros com um litro de combustível, na Shell Eco-marathon Europa e África 2024. Esta marca valeu à UBICar Team o 6.º lugar categoria Urban Concept para veículos com motor de combustão interna.

O resultado na prestigiada competição demonstra a dedicação e o talento dos alunos da UBI, que continuam a superar desafios e a alcançar resultados notáveis no campo da eficiência energética.

O evento, que este ano decorreu no circuito Paul Armagnac, em França, entre os dias entre os dias 19 e 24 de maio, é um dos principais programas de competição de eficiência energética, onde os alunos são desafiados a projetar, construir e testar veículos com elevada eficiência energética, ampliando os limites do que é tecnicamente possível.

O UBIAN, nome do veículo da equipa, foi totalmente projetado e construído por alunos, investigadores e docentes da UBI, nas instalações da Universidade. O desenvolvimento do modelo atual do UBIAN começou no início de 2016, com a sua construção terminada em 2018. Este carro foi o primeiro da equipa a ser maioritariamente construído utilizando os equipamentos do FABLAB da UBI, que demonstra ser uma ferramenta imprescindível para auxiliar os projetos desta universidade.

Apesar de uma avaria grave no chassis durante a competição, a equipa demonstrou um enorme esforço e empenho. Em apenas 12 horas, foi possível reparar o veículo e voltar à pista, continuando a competir e alcançando assim a marca de 126 km/l.

“Apesar de alguns contratempos devido a problemas de fiabilidade, a equipa demonstrou que, com força de vontade e empenho, tudo é possível e quando tudo parece perdido existe sempre uma solução. Com vista a corrigir estes contratempos, iremos trabalhar no próximo ano no desenvolvimento de um carro que ultrapasse alguns problemas do modelo atual”, refere a formação da UBI, que está à procura de parceiros para apoiar o novo projeto, e evoluir em termos de inovação e eficiência.

A equipa do UBIAN é composta por alunos dos cursos de Eletromecânica e, ainda, de Inteligência Artificial e Ciência de Dados. A primeira apresentação do UBIAN foi em 2019, competindo em Londres e conseguindo uma marca de 74 km/litro de combustível.

Em 2022, no circuito TT Circuit Assen, a equipa não conseguiu passar a fase das “technical inspections”, o que impediu a UBICar Team de levar o carro para a pista. No último ano (2023), também em Nogaro, o veículo conseguiu percorrer 154 km com um litro de combustível.

Back To Top