skip to Main Content

Um conto sobre o vírus e o verme

Um Conto Sobre O Vírus E O Verme

Loading Likes…

O Brasil está acometido por dois tipos de doenças. Recentemente, Fernando Haddad resumiu a situação em termos precisos: “É duro lidar com um vírus e um verme, simultaneamente”[1]. O primeiro está causando mortes, pânico e quarentenas. O segundo é um presidente que propaga desinformação e está tomando medidas que agravarão ainda mais as consequências da pandemia.

Jair Bolsonaro não apenas subestimou o impacto da covid-19, que já se espalhou por todo o país. Ele também anunciou medidas econômicas que irão causar mais mortes em uma sociedade profundamente desigual. Paulo Guedes, ministro da economia, ofereceu um “auxílio” de R$200 por mês para trabalhadores informais, um valor irrisório que não é suficiente para pagar as contas de internet, quanto mais água, sem mencionar o aluguel[2]. O governo também prometeu recursos para a saúde pública, mas que são insuficientes diante do sucateamento do SUS nos últimos dois anos[3]. Universidades e cientistas continuam a ser desvalorizados e tratados como inimigos públicos. Mas eles resistem porque não é hora de se lamentar, mas de agir.

O Brasil agora está diante da escolha entre quem irá morrer pelo vírus ou quem morrerá de fome devido às iniciativas do governo. Felizmente, porém, a população está resistindo cada vez mais. A reação pública foi a principal causa para a revogação da medida provisória que permitiria às empresas suspender os contratos com os empregados por quatro meses sem pagamento de salário[4]. A rejeição da população foi tamanha que a equipe econômica foi forçada a dar um passo atrás e revogar esse absurdo.

São muitos os descontentamentos. O Brasil está enfrentando o covid-19 entre tantas outras crises. “Crise”, aliás, parece ser o lema do país nos últimos dias, semanas, anos: há quanto tempo vivemos em crise? Mas, para parafrasear Gonzaguinha, é preciso “viver e não ter a vergonha de ser feliz”. Bater as panelas nas janelas e repetir: “Fora Bozo!”

 

 

 


NOTAS

[1] https://twitter.com/Haddad_Fernando/status/1242061342464528384

[2] https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2020/03/18/internas_economia,835086/coronavirus-trabalhadores-informais-terao-auxilio-de-r-200.shtml

[3] https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/03/14/governo-libera-r-5-bilhoes-por-medida-provisoria-para-combate-ao-coronavirus

[4] https://oglobo.globo.com/economia/mp-927-governo-autoriza-suspensao-de-contrato-de-trabalho-por-4-meses-sem-pagamento-de-salario-1-24322177

 

 

 


Créditos na imagem: Wikimedia Commons/Francis Bourgouin.

 

 

 

SOBRE O AUTOR

Aryanne Araújo

Aryanne é pesquisadora e escritora. Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMG e mestranda em Comunicação pela UFOP.



Fonte: Um conto sobre o vírus e o verme

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top