skip to Main Content

Um meme nos museus – a.muse.arte

Um Meme Nos Museus – A.muse.arte

No passado dia 21 de janeiro, Dolly Parton fez uma publicação no Instagram onde conjugava conjuga quatro imagens suas em diferentes registos. A composição é um mosaico com quatro possíveis fotografias de perfil para as redes sociais Linkedin, Facebook, Instagram e Tinder, com a mensagem “Get you a woman who can do it all”: para o Linkedin, uma imagem profissional (vestida com um casaco abotoado e camisa branca, tendo ao fundo um quadro preto); para o Facebook, uma imagem familiar (vestida com uma camisola de Natal); para o Instagram, uma imagem estética (uma fotografia a preto e branco); para o Tinder, uma imagem sugestiva de relacionamentos (a capa da revista Playboy para a qual posou em 1978). No espaço de 3 dias a imagem ganhou quase um milhão de gosto e o Instagram comentou: “we ❤️ a trendsetter in every one of her looks”.

De repente, a imagem tornou-se um meme, isto é, uma ideia facilmente apreendida e transmitida de forma autónoma. O esquema tornou-se viral e tem vindo a ser globalmente reproduzido. No mundo dos museus, o primeiro a seguir a tendência foi o Rijksmuseum, mas depressa ganhou os museus e instituições culturais de todo o mundo.

Q

O a-muse-arte também seguiu a tendência e publicou a sua.

Não informa nada, mas provoca a atenção. Não passa de uma brincadeira, mas pode gerar interrogações e suscitar a curiosidade acerca das imagens escolhidas e das razões da sua escolha. Será, pelo menos, uma forma divertida de divulgar imagens de arte – não sendo quase nada, já é alguma coisa. Se é amuser com a arte, é “a-muse-arte”…




Fonte: Um meme nos museus – a.muse.arte

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top