skip to Main Content

Videoconferência: Criação poética e materialidade

Videoconferência: Criação Poética E Materialidade


© Cartaz de Rui Silva.

No próximo dia 30 de abril de 2020, pelas 14h30, Alexandre Graça Faria (Universidade Federal de Juiz de Fora) fará a videoconferência “Criação poética e materialidade” através do URL: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/3454748493. Trata-se de uma iniciativa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, organizada pelo Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), Centro de Literatura Portuguesa (CLP) e Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC).

NOTA: Para aceder basta abrir aquela ligação no browser depois de instalado o cliente Zoom. Se ainda não estiver instalado no seu dispositivo, o download e instalação do Zoom acontece automaticamente da primeira vez que tentar ligar-se. Deve seguir os passos indicados e, após a instalação, entrar no endereço indicado.

Resumo

A partir da apresentação das obras UrâniaVenta não, Olhos livres e I, o poeta Alexandre Faria, atualmente professor e pesquisador visitante na UC, propõe uma conferência metapoética em que discute estratégias e métodos de criação que problematizam o papel do objeto livro como suporte material e ideológico para o ato de criação verbal. A reflexão sobre objetos como o “livro sem saída” ou a “plaquete para leitura não humana”, que serão apresentados e debatidos com o público, busca refletir sobre a interferência do autor na sensibilidade de navegação/manipulação dos meios e suas consequências na leitura.

Alexandre Graça Faria possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é e professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora e professor visitante da Universidade de Coimbra, onde leciona um seminário de Literatura Brasileira. É também ensaísta, poeta e ficcionista; autor dos livros Venta não (2013), Anacrônicas (2005), Literatura de subtração (2009); e organizador de Poesia e vida – anos 70 (2007), coorganizador de Outra – poesia reunida no sarau de Manguinhos (2013 – com Oswaldo Martins) e de Modos da margem – figurações da marginalidade na literatura brasileira (2015 – com João Camillo Penna e Paulo Roberto Tonani do Patrocínio). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura brasileira contemporânea, literatura brasileira, cultura e identidade, criação literária nas periferias urbanas.


Fonte: Videoconferência: Criação poética e materialidade

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top