Skip to content

Violência de género, media e feminismos

Publicado em: Violência de género, media e feminismos


O seminário explora os cruzamentos entre violência de género, media e feminismos. Discute como os media influenciam as perceções e atitudes públicas em relação à violência de género, as responsabilidades éticas dos meios de comunicação ao relatar tais incidentes, bem como as potencialidades dos feminismos com vista à transformação social nesta área.


Este seminário, realizado no âmbito das atividades do projeto UnCoveR – Violência Sexual nas paisagens mediáticas portuguesas, marca o início da Escola Media e Violência Sexual. Conta com palestras das consultoras Karen Boyle (Universidade de Strathclyde, Escócia) e Carla Cerqueira (Universidade Lusófona) e com a apresentação de dois livros em que estiveram envolvidas investigadoras do projeto: #MeToo – Um segredo muito público de Sílvia Roque, Rita Santos, Maria João Faustino e Júlia Garraio (Avenida da Liberdade Editores, 2024) e Apps e Jovens Adultos: Contributos para um Mapeamento de Práticas Mediadas, coord. por Inês Amaral, Ana Marta Flores e Eduardo Antunes (Universidade do Minho, 2024).


UnCoveR é o primeiro estudo transdisciplinar abrangente sobre violência sexual nas paisagens mediáticas portuguesas. Estuda como os media relataram, discutiram e imaginaram a violência sexual entre 2011 e 2022 e como as audiências interagiram com essas narrativas mediatizadas. 


Atividade organizada no âmbito dos projetos UnCoveR – Violência sexual nas paisagens mediáticas portuguesas (https://doi.org/10.54499/2022.03964.PTDC) e Dis/entangling Rape: Sexual Violence in Portuguese literature and cinema in the 21st century (https://doi.org/10.54499/2022.05885.CEECIND/CP1754/CT0003), em colaboração com o projeto o Observatório masculinidades.pt e o grupo de trabalho GPS-CES.

Fonte: Violência de género, media e feminismos
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt
Back To Top