Skip to content

Workshop com Diego Giménez – ILCML

Publicado em: Workshop com Diego Giménez – ILCML

Problemas e Soluções com o Uso de Ferramentas de Leitura Distante (Voyant Tools e R) no Livro do Desassossego
Diego Giménez

 

Entrada livre mediante inscrição: https://forms.gle/1aBDEf1GKcQQhNQu9

 

Seminário Presencial
Duração Total: 3-5 horas

 

Resumo: O curso ” Problemas e Soluções com o Uso de Ferramentas de Leitura Distante (Voyant Tools e R) no Livro do Desassossego” tem uma dimensão prática e pretende trabalhar com ferramentas de análise textual para o estudo de obras literárias / filosóficas. A oficina, deriva do trabalho de investigação sobre as relações filosóficas da obra de Fernando Pessoa, onde são estudados a intertextualidade, as taxonomias e a pós-textualidade no texto do escritor. Objetiva-se, desta forma, apresentar os problemas e soluções encontrados na análise e leitura distante da obra de Bernardo Soares.

Este módulo está pensado, deste modo, como introdução a algumas das funcionalidades das ferramentas Voyant-Tools (https://voyant-tools.org/) e Quanteda. A visualização como estratégia de representação computacional se baseia na tradução metafórica entre um conjunto de dados quantitativos e um conjunto de elementos gráficos. Os elementos gráficos estabelecem entre si um sistema de relações cujo objetivo é abstrair e simplificar um sistema de relações quantitativas.

Palavras-Chave: Humanidades Digitais, Livro do Desassossego, Leitura Distante, Interpretação de Dados Quantitativos, Voyant-Tools, Quanteda.

 

Programa:

1. Introdução ao LdoD.
2. Introdução às ferramentas de análise textual, com foco em Voyant Tools.
3. Demonstração prática do uso do Voyant Tools para análise de textos literários.
4. Exercício prático: os alunos exploram o Livro do Desassossego usando Voyant Tools para análise textual.
5. Exemplos de análise com R.
6. Interpretação de dados quantitativos: Close Reading e Distant Reading
7. Discussão e Perguntas
8. Conclusão

 

Objetivos pedagógicos

Entre os objetivos do curso, destacam-se: familiarizar os alunos com os conceitos e exemplos de projetos relacionados às Humanidades Digitais, explorando a interseção entre tecnologia digital e ciências humanas; introduzir os alunos às ferramentas de análise textual, com foco no Voyant Tools, e permitir que eles pratiquem a análise de textos literários usando essas ferramentas; e capacitar os alunos a interpretar dados quantitativos, no contexto da interação entre Close Reading e Distant Reading, e incentivá-los a compreender criticamente os resultados obtidos através de técnicas quantitativas.

 

Bibliografia
Drucker, J. (2020). Visualization and Interpretation. The MIT Press.
Giménez, D., & Gomide, A. (2022). Pesquisa Literária com R. Revista Estudos do Século XX, 135-153. doi:10.14195/1647-8622_22_7
Moretti, F. (2005). Graphs, Maps, Trees: Abstract Models for Literary History. Verso Books.
Pessoa, F. (2012). Livro do Desassossego. Ed. Zenith, R. Assírio & Alvim.
Piper, A. (2018). Enumerations: Data and Literary Study. The University of Chicago Press.
Portela, M., & Silva, A. R. (2017). Arquivo LdoD: Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego. Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. URL: https://ldod.uc.pt/.
Santos, D., Alves, D., Amaro, R., Araújo Branco, I., Fialho, O., Freitas, C., Higuchi, S., Langfeldt, M., Marques Lopes, J., Luís dos Santos, A., Pires, E., Ramos, B., Sanches, D., Schumacher Fuão, R., Silva Pereira, P., & Terra, P. (2020). Leitura distante em português: resumo do Primeiro Encontro. MATLIT: Materialidades Da Literatura, 8(1), 279-298. https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_16.
Underwood, T. (2019). Distant Horizons: Digital Evidence and Literary Change. The University of Chicago Press.

 

Diego Giménez é doutorado em literatura e pensamento pela Universidade de Barcelona, com uma tese sobre o Livro do Desassossego, é também Mestre em Estudos Literários e Licenciado em Filosofia da mesma universidade. Trabalhou na redação de LaVanguardia.com e cofundou, em 2008, a Revista de Letras. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e pesquisador no projeto financiado pela FCT “Nenhum problema tem solução: um arquivo digital do Livro do Desassossego” da Universidade de Coimbra. Foi pesquisador de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Londrina onde continuou os estudos sobre Fernando Pessoa e onde lecionou as disciplinas Teoria do Poema e Teoria da Narrativa. Atualmente, é pesquisador de pós-doutoramento no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra com uma bolsa da FCT.

Fonte: Workshop com Diego Giménez – ILCML
Feed: ILCML
Url: ilcml.com

Back To Top