skip to Main Content

7.ª OFICINA | Trabalhar o património com e para a comunidade: experiências colaborativas do CIIPC com a população em Cacela (Vila Real de Santo António)

Publicado em: 7.ª OFICINA | Trabalhar o património com e para a comunidade: experiências colaborativas do CIIPC com a população em Cacela (Vila Real de Santo António)


O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA abriu portas ao público em 2005 na aldeia de Santa Rita (Concelho de Vila Real de Santo António) e tem vindo a desenvolver a sua atividade em torno de 5 eixos fundamentais: identificar e investigar; informar, interpretar e usufruir; educar para o património; definir uma programação cultural de qualidade para Cacela; e envolver a comunidade local em projetos comuns. O património rico e diverso que identifica o território de Cacela tem sido o ponto de partida para a conceção de projetos e atividades capazes de desencadear dinâmicas de interpretação, aprendizagem, fruição e intervenção criativas. A par de um esforço para alargar e diversificar os públicos, aproximando-os dos patrimónios da região, o envolvimento da comunidade local, onde está localizado o CIIPC, tem sido um propósito central do trabalho desenvolvido. Uma intervenção enraizada na comunidade, com a sua participação ativa, que tem promovido sentido de pertença e relações relevantes e duradouras. 


Nesta oficina vamo-nos debruçar sobre algumas das estratégias encontradas pelo CIIPC para garantir o envolvimento e participação ativa da população local nos processos de investigação, interpretação e valorização do património. Destacaremos o envolvimento de elementos da população próxima em ações de valorização e divulgação do património (oficinas, percursos interpretativos, ações de preservação do património e exposições); em celebrações festivas (os Maios e tradições associadas ao culto dos mortos); e no “Tomilho”, um jornal com e para a comunidade local.



Programa 


15h30 – Abertura

15h45 – Trabalhar o património com e para a comunidade: experiências colaborativas do CIIPC com a população em CacelaCatarina Oliveira (CIIPC/CMVRSA)

16h15 – Roda colaborativa de experiências (moderação de Catarina Almeida Marado e Lorena Sancho Querol)

17h00 – Encerramento



Nota biográfica


Catarina Oliveira (CIIPC/ CMVRSA) | Licenciada em História Variante de Arqueologia (1994) e Mestre em História Regional e Local (1999) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é Técnica Superior de Património Cultural em autarquias locais desde 1998 e atualmente é a Responsável pelo Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, na Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (CIIPC/CMVRSA). Neste Centro desenvolve, desde 2005, trabalho nas áreas da investigação científica; comunicação, interpretação e valorização do património; educação para o património; envolvimento comunitário e programação cultural. É representante do CIIPC/CMVRSA na Rede de Museus do Algarve (desde 2008) trabalhando em alargada parceria com os museus da região. Tem pertencido, nos últimos anos, ao grupo coordenador da RMA. Publicou livros e diversos artigos e roteiros sobre arqueologia, história e etnografia. Enquanto investigadora tem desenvolvido e colaborado em diversos projetos na área do património cultural, história e arqueologia.



Instituições parceiras: FCHS/UALG; CIIPC/ CMVRSA

______________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/93465080076 | ID: 934 6508 0076 | Senha: 688350

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.


As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

 

Back To Top